Profissões do futuro – Áreas de engenharia, informática, automação e gestão

Categoria: Automação, Engenharia, Gestão, Informática, Profissões 0 0

A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) destaca as profissões mais promissoras dos próximos anos.

Quem está em busca de um novo caminho, com oportunidades, estabilidade, ótimos salários e benefícios, atenção para as sugestões da Firjan.

As profissões em questão têm ligação com engenharia, automação, informática e gestão, são elas:

– Supervisores de Produção em Indústrias de Transformação, cuja responsabilidade é coordenar e programar as atividades dos trabalhadores, selecionar fornecedores, treinar e orientar equipes de trabalho. Poderá trabalhar em indústrias que exerçam atividades voltadas para a transformação de plásticos e borrachas. É preciso ter perfil proativo para se dar bem nesta área. Curso para essa profissão está disponível no SENAI.

Engenheiros de Petróleo. Esses profissionais trabalham direto na descoberta de poços e jazidas, para isso é preciso domínio de engenharia, geofísica e geologia. Desenvolverão projetos de exploração, produção e comercialização prezando pelo meio ambiente. O salário inicial segundo o CREA/SP é de R$ 3.060,00. A duração do curso é de 4 anos;

Técnicos em Sistema de Informação. Esses profissionais criam e analisam sistemas de informação administrando o fluxo de informações dentro de uma organização, inclusive poderão criar softwares. Precisam gostar e dominar assuntos de informática e gostar muito de matemática.

Na dúvida faça um teste para saber se tem o perfil ideal para essa profissão, acesse: guiadoestudante.abril.com.br.

     

Trabalhadores de Tratamento de Superfície de Metais e Compósitos. Função voltada para o setor metalúrgico. Os profissionais atuarão na preparação de soluções, enchimento de recipientes e tratamentos termoquímicos. Esse é mais um dos cursos oferecidos pelo SENAI.

Engenheiros de Mobilidade. Atuação na construção, monitoramento e manutenção de infraestrutura ferroviária, portuária e aeroportuária, garantindo melhor fluidez do tráfego. Os profissionais também supervisionarão obras para que estas estejam dentro das normas legais. A UFSC tem o curso bacharelado interdisciplinar em mobilidade. Mais informações no link: joinville.ufsc.br.

Técnicos em Mecatrônica. O profissional projeta, instala, gerencia e realiza a manutenção de máquinas operatrizes convencionais ou automáticas de linhas de produção. A Unitau (Universidade de Taubaté) tem curso técnico em Mecatrônica, com duração de 3 anos, acesse: site.unitau.br.

Engenheiros Ambientais e Sanitários. Essa é uma das profissões do futuro que está mais aquecida hoje, é a profissão da moda, como se ouve com freqüência.

Esses profissionais são responsáveis pelo desenvolvimento econômico sustentável, priorizando a capacidade dos recursos naturais, monitorando projetos e sistemas de água e esgoto. Desenvolvem e aplicam tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. O curso dura 5 anos e o salário inicial segundo o CREA/SP é de R$ 3.060,00;

Desenhistas Técnicos em Eletricidade, Eletrônica e Eletromecânica, elaboraram representações de máquinas e equipamentos eletroeletrônicos e de instalações, utilizando ferramentas específicas, tais como CAD e CIM.

Por Jaqueline Rebouças

Artigos Relacionados

Deixar um Comentário