Como se manter concentrado e não perder o foco na conversa

Categoria: Dicas, Profissionais, Trabalho

  

Manter uma boa comunicação é muito importante no ambiente de trabalho. Para isso, é preciso evitar distrações e ficar atento aos detalhes realmente importantes.

A conversa está seguindo por um caminho que não prende a sua atenção, e de repente, você está pensando em como seria interessante uma viagem ao Caribe, ou nos compromissos que deixou em casa. Se identificou? Essa é uma das características de quem perde o foco muito facilmente na comunicação, o que pode causar problemas na comunicação.

Evitar distrações e atentar-se para os detalhes realmente importantes, pode ser a diferença essencial para uma comunicação eficaz. Siga essas dicas e busque sempre dar atenção para quem está conversando com você. Mesmo que o assunto não seja de muito interesse no momento, tente conduzi-lo para que se torne interessante. Uma das coisas mais desagradáveis é sentir-se ignorado pelo outro. Imagine só se seu chefe se sentir assim ao conversar com você, por uma simples falta de atenção sua? É melhor atentar-se aos pequenos detalhes ditos abaixo:

Foque-se no assunto: os acontecimentos externos podem ser muito tentadores, mas procure se focar no que está sendo dito, para não correr o risco de ser considerado disperso por quem está se comunicando com você. Não deixe que a conversa se transforme num monólogo da outra pessoa: proponha questões, faça afirmativas, instigue a conversa a ir por caminhos que irão prender melhor sua atenção, e agradar a outra parte.



Preste atenção nos gestos: às vezes dificuldades de comunicação devem-se ao fato da falta de atenção em pequenos gestos do comunicador. Preste atenção nos movimentos não verbais. Os gestos podem falar e revelar muito mais que as palavras. O mesmo se aplica a você. Quando quiser transmitir ou disfarçar algum sentimento, esteja atento às reações do seu corpo, para que esse não venha a lhe trair.

Esqueça os detalhes: reparar no cabelo, na maquiagem, no terno ou no sapato do outro, provavelmente o fará perder o foco da conversa, e deixará a outra pessoa muito constrangida. Procure não valorizar esses valores, mantenha o foco do olhar no olho do outro, para captar as suas reações, e entender o conteúdo da mensagem que lhe está sendo passada.

Por Patrícia Generoso



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário