Dicas de como se destacar em um mercado de trabalho em crise

Categoria: Dicas, Mercado de Trabalho, Profissionais

  

Estando empregado ou desempregado é preciso manter a autoestima e o otimismo. É preciso não se acomodar e sempre buscar atualização.

O Brasil conseguiu atingir uma baixa taxa de desemprego e ia muito bem, mas a crise chegou e o fantasma do desemprego voltou a assombrar os brasileiros. Diante do mercado de trabalho em crise, não está nada fácil para os profissionais se destacarem, seja dentro da empresa para não serem demitidos ou nas filas de entrevistas, para conseguirem destaque e serem contratados.

Mas é possível para todo profissional, estando ou não empregado, se destacar neste mercado de trabalho em crise, aliás, é nestas horas que fica ainda mais fácil mostrar o seu potencial, suas qualidades e você deve começar mantendo sua autoestima.

As empresas já têm problemas demais, não precisam de um funcionário pessimista e reclamando o tempo todo. E quem está desempregado, tem ainda mais motivos para manter a autoestima, pois durante uma entrevista de emprego isto é muito observado pelo entrevistador, pois as empresas estão buscando funcionários que demonstrem otimismo, empenho e segurança.

E mantendo a autoestima você ainda terá mais disposição para buscar novas oportunidades, realizar cursos, tentar se aprimorar e isso é que vai fazer você se destacar neste momento.



Neste momento de crise é de fundamental importância que todo profissional esteja sempre avaliando o seu trabalho, pois jamais devemos nos acomodar e mais ainda nesta hora em que a crise leva as empresas a demitirem tantos funcionários e a contratação se torna ainda mais difícil.

Se você está desempregado, faça uma autoavaliação, veja se você é, de fato, o profissional que as empresas estão procurando ou se você deveria investir em um curso de inglês, um curso profissionalizante dentro de sua área ou até mesmo buscar uma outra área.

O mesmo alerta vale para quem está empregado, não se acomode nesta hora! Procure saber quais são os objetivos futuros da empresa e se o seu perfil se encaixa nestes projetos, pois ainda dá tempo de você buscar o aprimoramento profissional e novos conhecimentos.

Não importa quão grande seja a crise, esteja sempre buscando por novos conhecimentos, para se tornar um profissional atualizado e mantenha sua rede de contatos em dia, mesmo não precisando agora, aliás, se puder ajudar alguém, ajude, pois além de você se sentir bem, estará garantindo que futuramente, caso precise, possa contar com a ajuda desta pessoa.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário