Importância do líder elogiar seus subordinados

Categoria: Dicas, Líder, Profissionais

  

Para ser um bom líder é preciso saber elogiar seus funcionários. Um dos fatores mais relevantes para os funcionários ficarem motivados no trabalho é o reconhecimento de seus superiores, estando acima, até mesmo, de recompensas financeiras.

Muitas características são essenciais na rotina de um líder, dentre elas a capacidade de relacionamento, a própria liderança e a firmeza ao lidar com os funcionários subordinados, a boa capacidade de comunicação, mas nenhuma delas tem tanto impacto sobre a vida dos seus funcionários quanto um simples elogio. Um elogio dado na hora certa pode ser um grande fator para que você seja considerado um bom líder.

Um dos maiores motivos de motivação dos funcionários ainda é o reconhecimento de seus superiores, que para alguns funcionários pode estar acima, até mesmo, das recompensas financeiras. Portanto, sempre que possível elogie e motive seus liderados, para que eles estejam motivados e façam um bom trabalho.

Um líder que elogia, estreita a relação com seus funcionários, transparecendo uma imagem de segurança para eles, evitando os desconfortos que possam vir com esse cargo. Um funcionário bem incentivado se sentirá próximo e confiante para tirar suas dúvidas com você, ou pedir ajuda sempre que necessário.



Ao contrário do que algumas pessoas projetam, um bom líder tem muito mais funções do que realmente conhecemos: é ele quem ajuda o funcionário, dando apoio em suas falhas, para depois cobrar resultados. E se depois desses incentivos os resultados obtidos na sua equipe forem satisfatórios, não hesite em elogiar o seu subordinado. Essas atitudes farão do ambiente de trabalho um local leve e agradável e propício a novos desafios.

Seu funcionário só irá reconhecer e respeitar seu poder de chefia, se você respeitar e reconhecer seus pontos fortes e qualidades. Ser um líder é uma responsabilidade muito grande. É você que deve conduzir uma equipe até o sucesso. Em suas mãos está todo o potencial dos seus funcionários. Você é o técnico desse time: se forem bem guiados, sua empresa colherá os frutos, e vocês irão facilmente encontrar o sucesso, caso contrário, tanto sua imagem como líder, como os resultados de sua equipe serão afetados.

Por Patrícia Generoso



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário