Importância de delegar atividades aos subordinados

Categoria: Empregos, Líder, Profissionais

  

Os líderes devem confiar na capacidade de seus subordinados e delegar atividades de uma maneira correta, de acordo com a habilidade de cada um. Com isso, a empresa e a equipe só têm a ganhar.

Ter a mania de fazer todas as tarefas sozinho não é um bom negócio. Além de ficar marcado como individualista, os outros funcionários podem não gostar de sua atitude, o que gerará um afastamento dos demais companheiros, que o considerarão presunçoso e “dono da verdade”.

Além de afastar seus companheiros, assumir tarefas sozinho pode trazer malefícios à empresa, pois se você assume uma tarefa que não é de sua responsabilidade, ou que não está acostumado a lidar, todo o grupo perde em qualidade.

Delegar atividades, confiar na capacidade de seus subordinados é uma característica que o destacará bastante como chefe e fará com que o trabalho renda. Como líder você tem uma visão privilegiada da empresa e de seus funcionários, sabendo exatamente no que cada um pode colaborar para o andamento da tarefa. Dessa forma, todos trabalharão por igual, sem lhe sobrecarregar muito, e a tarefa poderá ser feita em menos tempo, abrindo espaço para outras prioridades da empresa.



Não encare a delegação de tarefas como uma assinatura de irresponsabilidade ou de fraqueza. Esteja aberto a sugestões e participe do processo em grupo. Um indivíduo que delega tarefas faz o melhor por si mesmo, pelos outros e pela empresa.

É preciso, porém, saber delegar as tarefas: analise bem os perfis e distribua bem as tarefas, de acordo com a capacidade de cada um. Não distribua tarefas que você mesmo pode fazer só para se livrar da responsabilidade, ou tirar o peso dos seus ombros. É importante estar presente, continuar participando do trabalho em grupo.

Delegar tarefas é o principal fator de sucesso de sua equipe e com a distribuição correta das funções o trabalho que antes seria feito somente por você, em um tempo grande, consumindo valiosos momentos, agora será feito em equipe, colaborando cada vez mais para a melhora da produtividade de sua equipe e a convivência em grupo.

Por Patrícia Generoso



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