Dicas para lidar com o medo de falar em público

Categoria: Dicas, Palestras, Profissionais

  

É preciso ter paciência e persistência para superar o medo de falar em público.

O medo de falar em público é muito mais que um problema de timidez, pode atrapalhar sua vida social e até lhe prejudicar profissionalmente. Mas seguindo algumas dicas relativamente simples, você pode aos poucos ir superando este medo, o importante é ter paciência para ir superando aos poucos, para que finalmente, consiga falar em público com total desenvoltura.

A boa notícia é que hoje em dia, temos a tecnologia para nos ajudar nessa hora e ela é muito bem-vinda. Se você faz uma apresentação em público e fica o tempo todo falando, depois as pessoas vão se lembrar apenas de algumas partes do que foi dito, além de deixar o público cansado e você correr o risco de esquecer algo. E saber que vai ter que ficar o tempo todo falando, que não pode esquecer nada, faz o medo aumentar ainda mais! Então conte com uma boa apresentação em PowerPoint, por exemplo, para lhe ajudar a falar em público. Com o auxílio das imagens, você não vai correr o risco de esquecer algo, é só ir seguindo a sequência das imagens que vão passando. Com esta segurança, você já terá dado um importante passo para não ter medo de falar em público.

É quase sempre a insegurança que gera este medo de falar em público, então uma boa dica é trabalhar esta questão e se sentir mais seguro. Para isso, ao invés de chegar no palco e encarar o público de frente, procure chegar mais cedo e se misture com a plateia. Converse com as  pessoas que vão assistir à sua apresentação, pois assim, quando começar a falar você não estará olhando para pessoas desconhecidas e sim para aquelas com as quais conversou há alguns poucos instantes. Isso vai lhe dar mais segurança, consequentemente, vai perder o medo de falar para estas pessoas.

Perder o medo de falar em público não é uma questão que se resolve do dia para a noite ou em uma semana, leva tempo e isso vai acontecendo naturalmente, à medida que você vai adquirindo prática.



Mas para acelerar este processo, você pode fazer sua parte, começando por treinar em voz alta, em casa mesmo, lendo jornais, revistas ou fazendo uma pequena apresentação para seus familiares e amigos.

Você também pode fazer uma simulação diante de um espelho grande, observando como você se comporta, se tem algum hábito que precisa melhorar, por exemplo, ficar balançando muitos os braços, etc.
E desde já, vai se acostumando a treinamento sua respiração, pois durante uma apresentação é importante respirarmos corretamente, para não se cansar muito rápido e para que as palavras fluem com naturalidade e todos possam lhe entender de forma mais clara.

E quando for começar a falar, evite já ir direto ao assunto. Arrume todos os papéis com calma, ajeite o microfone, olhe para a plateia, procurando olhar nos olhos de cada um e cumprimente a todos de forma cordial e serena.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário