Como manter a boa convivência no ambiente de trabalho

Categoria: Dicas, Empregos, Profissionais

  

Para manter a boa convivência no trabalho é preciso saber compartilhar. Compartilhar informações e gentilezas tona o ambiente bem mais tranquilo e bom para trabalhar.

Para termos uma boa convivência no ambiente de trabalho, você também é responsável e simples mudanças em seu comportamento poderão fazer toda a diferença e tornar o dia a dia de todos muito melhor.
E uma atitude simples, mas importante, que você poderá adotar é "Compartilhar". E isso não significa apenas compartilhar um lanche, compartilhar uma ferramenta ou alguma outra coisa deste tipo, é preciso compartilhar tudo, inclusive, informações!

Quando as empresas falam que estão procurando funcionários que sabem trabalhar em equipe, elas se referem justamente a isso, querem pessoas que não guardem todo o conhecimento para si. Não é mais possível existir aquele funcionário que se faltar ao trabalho a empresa quase para porque somente ele era capaz de realizar os serviços.

À medida que você começar a compartilhar seus conhecimentos, seus objetos de trabalho e mostrar a todos que podem contar com você, a convivência no trabalho fica muito melhor, até porque esta sua atitude vai contagiar as outras pessoas que também começarão a compartilhar.

Podendo contar uns com os outros, o trabalho irá fluir muito melhor e ficará muito mais fácil conviver diariamente com pessoas que se comportam desta forma.



Outra forma de melhorar a convivência no trabalho é saber falar na hora certa. Nada de ficar chamando a atenção de um colega de trabalho na frente de todos, quando ele comete um erro. O ideal nesta hora é incentivá-lo a buscar uma solução para o problema o mais rápido possível e depois, em uma conversa particular, procurar saber o que aconteceu, para que sejam tomadas providências para que o erro não se repita.

E outro detalhe muito importante é você compreender que cada pessoa é de um jeito e por isso, você precisará ter comportamentos diferentes ao lidar com pessoas diferentes no seu ambiente de trabalho. Isso não significa ser "falso", é apenas uma forma de saber lidar com a personalidade dos outros, por exemplo, quando se tem um colega de trabalho que se acha dono da verdade, não adianta querer "bater de frente" com ele, isso só vai complicar e deixar o clima ruim no trabalho. Para estas pessoas a dica é ouvir com atenção tudo que eles têm a dizer e quando ele terminar você lhe dar um feedback a respeito de tudo que ele disse, para que assim ele possa sentir que você prestou atenção no que ele falou e agora é a sua vez de expor as ideias.

E quando for lidar com aquele colega "reclamação" que não está satisfeito com o salário, nem com a chefia, não concorda com as normas da empresa e vê defeito em tudo. Neste caso, evite ficar alimentando as reclamações, ouça-o por um tempo e logo em seguida já proponha fazer algo para melhorar a situação ou pergunte-o sobre o que ele acha que deveria ser feito para que fosse diferente.

E assim, sabendo lidar com as características de cada colega, enquanto você se mostra uma pessoa gentil e solidária, será construída uma convivência no trabalho muito agradável, beneficiando a todos.

Por Russel



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