O que analisar em uma oportunidade de emprego

Categoria: Empregos, Trabalho, Vagas

  

Os profissionais devem analisar a cultura organizacional da empresa e sobre a vaga que está sendo oferecida. Com isso, é possível saber se seus valores condizem com os da empresa.

Um dos erros mais comuns ao escolher uma empresa é focar somente no salário oferecido ou no cargo e seus possíveis benefícios. Para os especialistas, o melhor é conferir se os seus valores pessoais e a cultura do lugar terão aderência. Cada empresa cativa pessoas de modos diferentes.

É necessário avaliar se a cultura organizacional da empresa se encaixa nos seus objetivos profissionais. Isso não acontece atualmente, porque o foco atualmente está no curto prazo. As pessoas não estão se preocupando com o futuro na empresa, porque na maioria das vezes já entram pensando em migrar de empresa ou até de carreira. A cultura da empregabilidade em uma só empresa, por longos períodos de tempo, já não é uma realidade para a maioria dos brasileiros.

É aconselhável que os candidatos a uma vaga de emprego pesquisem sobre a empresa que ofereceu a vaga, antes mesmo da entrevista, ou de começar a trabalhar, para evitar desperdiçar tempo em um ambiente que não lhe fará bem. Para esta pesquisa podem ser utilizados os próprios sites das empresas. Notícias de jornais e revistas ou conversas com pessoas que já tenham trabalhado na empresa e possam lhe fornecer informações importantes.



Outra dica importante é o autoconhecimento. Quando o funcionário sabe exatamente suas metas e objetivos para o futuro, fica muito mais fácil traçar metas profissionais dentro de uma empresa.

Se você é mais jovem, no entanto e ainda não tem a certeza sobre qual perfil se encaixa, a análise da empresa pode não ser tão fácil para você. Aposte então na oportunidade e fique de olho no dia a dia da empresa. Os especialistas afirmam que em torno de três meses de vivência já  é possível ter a noção de como é a cultura organizacional da empresa e também se conhecer um pouco melhor, a ponto de avaliar se está adaptado à empresa ou não.

Por Patrícia Generoso



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário