Dicas para evitar o estresse no trabalho

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Mudar algumas atitudes pode ajudar a evitar o estresse no ambiente de trabalho.

A rotina, as incertezas e a busca por resultados são alguns dos exemplos que ocasionam o aumento do estresse de muitos trabalhadores. Além de comprometer o rendimento no ambiente de trabalho, o estresse também é ruim para a saúde e o pior é que os sintomas não são identificados com facilidade.  Tristeza, apatia, falta de paciência, tensão muscular, diminuição do rendimento e até depressão são alguns dos danos que podem surgir.

Caso esteja sem vontade de trabalhar e as constantes queixas chegaram ao ambiente familiar ou dos amigos é hora de repensar como é a sua relação com o emprego. O primeiro passo é identificar o que mais aborrece no trabalho e o que proporciona mais prazer. O ideal é fazer uma pequena tabela com os prós e contras. Mesmo se você não tem o emprego dos sonhos, algumas coisas (dentro e fora dele) dão ânimo para acordar de manhã e encarar o trabalho.

O próximo passo é traçar uma estratégia para sanar essa problemática. Comece administrando o tempo no expediente, dividindo bem as tarefas e estabeleça pequenos prêmios para quando terminá-las. Pode ser assistir aquele vídeo engraçado ou ver uma mensagem na rede social para as mais simples ou recompensas maiores, como comprar uma roupa, ou até um carro para as tarefas mais complexas.



Cultive boas amizades e relacionamentos com colegas de trabalho e com familiares. Tente fazer atividades com eles fora do ambiente de trabalho que trarão boas experiências. Cuide também da saúde, uma vez que ela é essencial para desempenhar boas funções no trabalho. Tenha também uma boa alimentação, pois ela é indispensável para uma boa saúde.

Para criar um ambiente de trabalho saudável é importante aceitar as diferenças e ser flexível. Lembre-se que ninguém é igual a ninguém e que em algumas situações encontramos pensamentos contrários aos nossos. Saber lidar com essas situações irá garantir o bom humor.

Por fim, seja simpático, ou melhor, seja empático, uma vez que se colocar no lugar do outro é importante para tomar decisões e ser mais amigável. 

Por Ana Rosa Martins Rocha



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