Saiba avaliar se você está na carreira errada

Categoria: Carreira, Dicas, Profissionais

  

É preciso ter muito cuidado e analisar se realmente está em uma carreira profissional que não está lhe agradando.

Tomamos todos os cuidados na hora de escolher a carreira que iremos seguir, mesmo assim corremos o risco de descobrir mais adiante que escolhemos a carreira errada ou então, depois de um certo tempo atuando naquela área, percebermos que aquela carreira não era exatamente o que imaginávamos. Se você encontra-se nesta situação, saiba a seguir o que fazer.

A primeira atitude é fazer uma relação, descrevendo tudo que você considera negativo no seu novo trabalho. Esta atitude é extremamente importante porque pode acontecer de você estar seguindo a carreira certa, mas tem alguma outra coisa lhe incomodando. Vamos supor que você faça esta relação e descubra que, o que está lhe deixando chateado é o baixo salário recebido, ou seja, não há motivos para trocar de carreira, você deve é procurar um emprego que lhe pague mais.

Como vemos, é preciso ter uma noção exata do problema, para aí sim, tentar resolvê-lo. Se, ao fazer a relação, você realmente constatar que a solução é trocar de carreira, aí sim, é hora de passar para o próximo passo!

Mesmo estando definido que você realmente não está na carreira certa, será preciso analisar um último ponto, antes de jogar tudo  para o alto: as vantagens da carreira atual. Tomar a decisão de mudar para outra carreira é algo muito sério em nossa vida. Se você tem certeza que está na carreira errada, antes de abandoná-la para buscar um outro caminho, avalie os pontos positivos de sua carreira atual. Pode ser que, mesmo estando na carreira errada, você acabe considerando continuar nela, então o jeito é adiar a mudança profissional, pelo menos por enquanto.



Mas não há nada errado em descobrirmos que estamos na carreira errada. Errado pode ser se continuarmos nela, pois não trabalharemos motivamos, não seremos felizes profissionalmente e se você quer outra carreira, independente da idade em que se faz esta descoberta, volte para a faculdade, recomece, busque novamente o aprendizado. Para muitos profissionais, principalmente aqueles que estão em posição de liderança, é difícil voltar para a sala de aula, ter que voltar a "aprender", mas é preciso.
As empresas estão muito exigentes e se você dedicou-se tanto à carreira errada, agora é hora de dedicar-se à carreira certa, pense bem nisso.

Devemos levar em consideração que cada caso é um caso. Para alguns profissionais é hora de voltar para a faculdade, para outros é hora de voltar para um curso profissionalizante, ensino técnico, enfim, avalie qual é realmente a carreira que gostaria de seguir e o que o mercado atual está exigindo destes profissionais para que aí sim, você possa traçar suas metas.

Se for possível, não abandone a antiga carreira sem antes estar bem qualificado para a nova, inclusive a antiga carreira poderá ser de fundamental importância para que você consiga, definitivamente, seguir a carreira que tanto deseja.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário