Como saber se está preparado para ser um líder

Categoria: Dicas, Líder, Liderança

  

Possuir algumas características é um importante passo para se tornar um líder, mas é preciso mais do que isso.

Ser líder não é uma tarefa fácil, é uma função que requer responsabilidade, disciplina e, obviamente, um bom espirito de liderança. Por isso devemos estar atentos ao aceitar uma proposta de liderança, esse tipo de proposta pode ser tentadora, mas envolve uma série de responsabilidades que nem todos podem controlar.

Você tem a atenção de seus colegas?

É importante saber se você é ouvido em reuniões, dinâmicas ou até mesmo conversas da equipe na qual você trabalha. Se você sabe manter a atenção das outras pessoas de seu trabalho, é sinal de que você pode ser um líder, mas ainda não é tudo o que você precisa para saber se está preparado.

Muitos outros fatores podem influenciar na hora de saber se você pode liderar uma equipe, faça essa pergunta para você e seja sincero. Se a resposta for positiva, quer dizer que você tem confiança, outro importante atributo de um líder.



Também é importante saber que ser líder não é apenas uma questão de status, se essa for uma motivação para você querer se tornar um, reveja seus conceitos. A posição de chefe pode sim ter seus privilégios, mas junto com eles vêm uma série de cobranças e pressões de superiores que quem pensa apenas no status não consegue aguentar. Por isso, reflita sobre o verdadeiro motivo de você querer se tornar um líder.

Outro fator muito importante é saber qual a sua experiência no negócio, não se pode simplesmente querer liderar uma equipe da noite para o dia, é preciso ter conhecimento de sua área e da função de cada um dentro da sua equipe e da sua empresa. Isso pode parecer óbvio, mas não passa pela cabeça de muitos que apenas pensam na posição de chefe como um cargo que manda nos outros e com um salário maior.

Ser líder envolve muitas questões e é preciso saber se está preparado para lidar com tantas responsabilidades, pense sobre o trabalho que tem feito e o que pode acrescentar para sua empresa sendo líder de uma equipe, assim poderá saber melhor se está preparado para ser um bom líder.

Por Tom Vitor de Freitas



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário