Como criar uma lista de tarefas eficiente

Categoria: Dicas, Profissionais, Tarefas

  

É preciso priorizar as tarefas mais importantes e ter flexibilidade na lista, pois se algum imprevisto ocorrer não afetará o andamento do seu trabalho.

É muito comum as pessoas utilizarem listas de tarefas no intuito de conseguirem administrar melhor o tempo e conseguirem realizar todas as obrigações, mas é bom saber que não basta criar uma lista para conseguir o resultado esperado, é preciso que esta lista de tarefas seja eficiente e você vai aprender agora como conseguir isso.

O primeiro problema que você provavelmente vai identificar em sua lista de tarefas é que você pontuou uma série de tarefas a serem cumpridas, mas esqueceu de priorizar aquelas que precisam ser feitas de todo jeito, não podendo ser adiadas.

Uma boa lista de tarefas precisa ser flexível porque durante o nosso dia podem ocorrer muitos imprevistos e quando algo ocorre, certamente muitas tarefas ficarão para o dia seguinte.

Para ter uma lista de tarefas eficiente você precisa torná-la "flexível" e para isso só precisa marcar quais obrigações devem ser cumpridas hoje e quais poderão ficar para o dia seguinte.

E por falar em lista flexível, é importante entender que a lista de tarefas não deve ser igual a uma lista de supermercado, você deve montar sua lista de tarefas colocando no topo o que realmente é prioridade e mais embaixo tudo aquilo que precisa ser feito, mas que pode esperar um pouco mais. Isso é muito importante, porque vamos supor que um imprevisto aconteça e você não conseguiu terminar de concluir todas as tarefas da lista, mas pelo menos você fez as mais importantes que são aquelas que ficaram no início da lista.



Mas para uma lista de tarefas ser eficiente é bom não se deixar ficar relaxado, por isso é bom você começar a realizar as tarefas o mais cedo possível e dedicar-se ao máximo para cumprir todas, tanto as que são prioridades quanto as que não são. E uma dica importante nesta hora é: caso alguma tarefa não possa ser cumprida naquele momento, passe logo para a próxima e mais tarde volte à tarefa que ficou faltando, para não perder tempo.

Procure estipular um tempo para cada tarefa, para ter uma noção do que será capaz de fazer até o final do dia.

E lembre-se que, depois de montar a lista, priorizar as tarefas e deixar tudo pronto, será preciso consultar a lista várias vezes no decorrer do dia. Uma dica simples, que parece até óbvia, mas muita gente depois de montar a lista simplesmente não a consulta mais achando que se lembrará de tudo.

Cuidado! Principalmente se a lista de tarefas for mais extensa, consulte-a várias vezes, para certificar que está fazendo tudo conforme foi previsto.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário