Dicas para fazer um plano de carreira

Categoria: Dicas, Plano de carreira, Profissionais

  

Traçar um plano de carreira ajuda a definir melhor os objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para ser um profissional de êxito é preciso traçar algumas metas para o curto, médio e longo prazo. Um plano de carreira lhe ajudará a definir melhor esses objetivos, mas muitas pessoas não sabem como elaborá-lo. Conheça algumas dicas:

– Avalie-se: ter um bom autoconhecimento é ideal para conseguir traçar seu plano de carreira. Avalie seus pontos fracos e fortes e no que eles podem influenciar para que você alcance seus objetivos.

– Trace suas metas: De nada adianta ter um autoconhecimento, se você não sabe onde quer chegar. Passe tempo consigo mesmo e descubra qual é a seu verdadeiro desejo. Aquele lugar que você faria de tudo para estar. Defina claramente o rumo de sua vida para os próximos anos. Isso lhe ajudará a ter mais foco durante o presente.



– Trace suas estratégias: Agora que você já conhece suas limitações e onde quer chegar, é hora de traçar as estratégias para que você chegue ao objetivo final. Trace uma estratégia realista, avaliando as possíveis dificuldades que possa enfrentar ao longo de sua vida profissional. 

– Busque inspirações: Esteja sempre atento a bons e maus exemplos. Você pode aprender com os dois! O mau exemplo lhe deixará atento aos erros mais comuns de quem está em busca do sucesso profissional. Aprender com o erro dos outros será menos doloroso que aprender com os seus. Os bons exemplos servirão para você descobrir novas estratégias, aumentar sua motivação e ver como as pessoas conseguem vencer situações difíceis.

– Faça acontecer: Depois de traçar tudo o que deseja é hora de por a mão na massa e começar a trabalhar para alcançar o patamar máximo de sua carreira. Invista em conhecimento: cursos de especialização e reciclagem ajudam muitas pessoas a se manter motivadas e não perder o foco durante a caminhada. O caminho para os seus objetivos pode ser longo, mas chegar até lá deve ser sua maior motivação, sempre.

Por Patrícia Generoso



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário