Importância de reter talentos

Categoria: Empregos, Empresas, Profissionais

  

É importante, e mais barato, reter os talentos que estão na empresa. Para isso, é preciso oferecer benefícios de acordo com o cargo e oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Toda empresa sonha em ter uma equipe de profissionais altamente qualificados e com o tempo vai formando o seu "time". Só que depois de contar em seu quadro de funcionários com ótimos profissionais, a empresa tem uma difícil missão que é de reter estes talentos. E é aí que as empresas têm um grande prejuízo porque todo o investimento feito para montar uma boa equipe de profissionais é perdido.

Para contratar bons profissionais o RH precisa fazer uma análise criteriosa com vários candidatos e isso demanda tempo. E não se trata apenas de fazer entrevistas, é preciso fazer estes, atividades em grupo e o profissional pode ocupar a vaga sem ter o conhecimento necessário, então, a empresa precisa investir muito para, finalmente, encontrar os funcionários ideias para os seus objetivos.

E uma vez que o funcionário é contratado, ele passa por treinamentos, vai adquirindo os conhecimentos necessários para atender a empresa da melhor forma possível, a empresa investe neste funcionário, muitas vezes bancando cursos, palestras ou tendo paciência para que o funcionário vá se adequando ao trabalho.
Só que depois de se encontrar em um estágio mais elevado, este profissional vai ser do interesse de outras empresas e se você não estiver preparado para retê-lo em sua empresa, vai perder todo o investimento feito e o pior, vai perder um excelente profissional e justamente para o seu concorrente.



A importância de reter os bons talentos dentro da empresa está justamente no fato de não querer perder o investimento feito e não perder o retorno que este funcionário vai dar à empresa. E quando um profissional não se sente valorizado, ele nem espera o convite da empresa concorrente, ele mesmo vai lá e se oferece.

A solução para reter bons talentos dentro da empresa é oferecer um salário condizente com o cargo ocupado, proporcionar treinamentos, estar sempre propondo novos desafios para o profissional, premiá-lo pelo bom desempenho e garantir sua promoção sempre que for possível.

Ofereça a ele um bom ambiente de trabalho, procure escutá-lo, deixe claro para ele que a empresa está satisfeita com seu trabalho e na medida do possível vai recompensá-lo, seja com um aumento de salário, folgas extras, ou algum outro prêmio que o mantenha incentivado e contente com a empresa onde trabalha.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário