Como um líder pode motivar sua equipe

Categoria: Dicas, Líder, Profissionais

  

Um bom líder precisa saber comunicar, interagir e manter a motivação, mesmo em tempos de crise.

Um líder deve estar preparado para enfrentar todos os cenários e fatores que podem influenciar o desempenho de sua equipe. Visto como exemplo, ele precisa saber comunicar, interagir e manter a motivação, mesmo se a empresa estiver atravessando um período de crise. Mas como manter uma equipe motivada? Confira abaixo algumas considerações a esse respeito.

– A equipe conhece o objetivo?

A equipe precisa estar alinhada com o objetivo, ou seja, entendê-lo bem. É preciso que todos os membros conheçam os cenários e se sintam valorizados dentro do contexto. Neste sentido, o líder deve saber transmitir o conhecimento e mostrar o porquê é fundamental o trabalho de cada um para o sucesso da Organização. Portanto, o objetivo deve ser conhecido de forma profunda por cada integrante da equipe.

– Cuidado com o planejamento:

O planejamento deve ser feito de forma cautelosa, principalmente, se for a longo prazo. É preciso que ele seja revisto com a estratégia da Organização  e que os membros possam ter papeis ativos dentro deste cenário. Desta forma, cada membro da equipe deve se sentir importante para o planejamento da empresa.

– Elabore métricas de acompanhamento:



Cada integrante da equipe deve ser acompanhado por meio de uma métrica. Desta forma, eles devem saber em que melhorar, reforçar e conhecer os pontos importantes. Assim, o líder deve procurar dar um feedback para os membros.

– O líder deve estar disponível:

O líder da equipe deve estar disponível, saber conversar e ouvir, assim como, conduzir e direcionar o caminho. Desta forma, ele deve procurar fornecer o que a equipe precisa, tanto nos momentos bons, quanto nos difíceis. Em tempos de crise, por exemplo, é fundamental que o líder esteja junto à equipe e trabalhe lado a lado com os integrantes.

– Celebre o sucesso:

Cada conquista deve ser comemorada, por menor que ela seja. Assim, quando a equipe conseguir uma pequena ou grande vitória, ela deve ser celebrada. Assim, os integrantes poderão notar que os esforços são recompensados e, assim, manter a motivação.  

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário