Saiba como ter um bom networking sem ser interesseiro

Categoria: Dicas, Empregos, Networking

  

Ter um bom networking significa ajudar e ser ajudado, mas para isso é preciso alimentar uma amizade saudável, ser uma pessoa agradável e disposta a ajudar os amigos.

Todo profissional deve fazer seu networking, pois esta é uma forma de ajudar e ser ajudado e é nisso que se baseia um bom networking para você não se mostrar uma pessoa interesseira.

Para muitos, a networking serve como uma garantia, para que, no caso de perder o emprego, o profissional poderá recorrer a pessoas que estão ali, prontas para ajudar a conseguir uma nova oportunidade no mercado de trabalho, mas não é assim que funciona um networking, aliás, pessoas interesseiras nunca são bem-vindas em uma rede de amigos profissionais.

É muito comum encontrarmos profissionais pedindo ajuda a pessoas de seu networking, sem antes nunca ter dado se quer um "oi" para estas pessoas ou se interessado por elas.

Para fazer o seu networking sem ser interesseiro, o primeiro passo é ser uma pessoa honesta, consigo mesmo e com as de seu networking. Seja desinteressado e mostre-se sempre pronto para ajudar no que estiver ao seu alcance.

Mesmo que ninguém tenha lhe pedido ajuda, mostre-se uma pessoa solidária, compartilhe as oportunidades no mercado que você ficar sabendo, se souber de algum curso profissionalizante que pode ser importante para ajudar os profissionais, compartilhe com as pessoas de seu networking, alimentando sempre uma amizade saudável, pois isso vai fazer não apenas que você seja sempre lembrado, mas principalmente, vai lhe tornar uma pessoa agradável, com as quais todas as outras irão querer conviver e manter contato.



Rede de relacionamento profissional não é para ser usada quando se perde o emprego ou quando se quer vender um produto ou divulgar um serviço. É preciso ter sabedoria para lidar com um networking.

Não seja em seu networking aquela pessoa chata, que vive distribuindo cartões, querendo divulgar sua própria imagem. Seja aquele profissional amigo, solidário, que está ali para ajudar, nem que seja com um conselho, uma palavra de apoio, um incentivo. Sempre que ajudamos alguém, estamos fazendo o bem primeiramente a nós mesmos, lembre-se sempre disso!

Lembre-se que o networking é só mais um dos muitos instrumentos que temos em nossa vida profissional. Nunca ache que seu networking será a única solução para seus problemas.

E não adianta ter quantidade se não tem qualidade, ou seja, pode lhe ajudar mais um único e verdadeiro amigo, do que um networking com dezenas de profissionais que não têm interesse em lhe auxiliar em um momento de dificuldade.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário