Candidatos esperam quase 2 semanas para serem contratados

Categoria: Empregos, Entrevista, Profissionais

  

Pesquisa revelou que os profissionais que passam por uma entrevista de emprego precisam esperar, em média, 1,6 semana para serem contratados.

Uma pesquisa realizada pela Catho mostrou que um trabalhador brasileiro, quando se candidata a uma vaga de emprego, após a entrevista com a empresa tem que esperar em média quase 2 semanas para ser contratado. A pesquisa apontou que a média de tempo gasto é de 1,6 semana, entre o dia da entrevista e a data em que a contratação realmente é feita.

A pesquisa realizada pela Catho recebeu o nome de "Pesquisa dos Profissionais Brasileiros" tendo como principal objetivo a realização de uma melhor visão sobre as contratações feitas no país, além das demissões e a carreira dos profissionais.

Um dos fatores que explica este pequeno espaço de tempo é devido à baixa complexidade da grande maioria das vagas oferecidas e tem ainda o fato de que, quando uma empresa chega a anunciar uma vaga, é porque há uma necessidade de que o cargo seja preenchido rapidamente.

Esta necessidade de preencher um cargo rapidamente é ainda maior nas pequenas e médias empresas, pois já contam com um número reduzido de funcionários e assim, quando há uma vaga, ela precisa ser ocupada rapidamente, do contrário poderá até trazer prejuízos para a empresa. Para estas empresas, a melhor opção é realizar um processo seletivo bem simples, sem nenhuma complicação, que seja o mais objetivo possível e a vaga seja ocupada rapidamente.



As vagas oferecidas, em sua grande maioria, pelas empresas de menor porte, são cargos simples, que não exigem nenhuma habilidade específica, no máximo é exigida experiência profissional por parte do candidato e, assim, é mais fácil encontrar no mercado um profissional que tenha o perfil mais indicado para o cargo.

Os dados da pesquisa mostraram que 34% dos participantes do estudo disseram que foram contratados em menos de uma semana, contando a partir da data da entrevista.

Contratar um funcionário rapidamente tem a vantagem de fazer com que a empresa não tenha que reduzir a produção, mas corre o risco de não realizar um processo seletivo adequado e, assim, depois de um curto período, é preciso demitir o funcionário recém-contratado por descobrir que ele não se adequa ao cargo, tendo que repetir o processo seletivo. Por isso é importante que a empresa tome todos os cuidados para conseguir contratar um profissional que, de fato, atenderá as necessidades do cargo, atendendo as expectativas da empresa.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário