Como melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários

Categoria: Dicas, Profissionais, Trabalho

  

É possível aumentar a produtividade dos funcionários com algumas dicas que permitem melhorar o ambiente de trabalho

Um dos maiores fatores responsáveis pela produtividade no trabalho é o ambiente em que seus funcionários estão inseridos. É necessário oferecer um ambiente em que os funcionários se sintam bem e consigam ser o mais eficiente possível.

Confira algumas dicas de como melhorar o ambiente de trabalho para os funcionários:

– Privacidade:

Estações de trabalho abertas demais, que permitem que o outro colega, ou mesmo o chefe, veja o trabalho do funcionário constantemente pode causar travamento em alguns. Se sentir vigiado, pode diminuir a produtividade dizem os especialistas. Opte por unidades que mantenham o mínimo de privacidade. Se o funcionário sentir que você tem confiança nele, com certeza produzirá mais e melhor.

– Sala de “descompressão”:

Algumas empresas ignoram, mas um ambiente para tomar uma água ou um cafezinho após uma tarefa estressante pode ser a chave para um maior rendimento no trabalho. Alguns patrões não oferecem espaços como este, por medo de que se tornem distrações constantes aos funcionários. Grande erro, segundo os especialistas. O melhor a se fazer é respeitar os momentos de isolamento e relaxamento de cada um.



– Ambiente orgânico:

Fugir da “selva de pedra” que os escritórios atuais se tornaram, pode ser uma boa opção para melhorar a produtividade de sua empresa. Toques pessoais sobre a estação de trabalho ou mesmo pequenas plantas, trazem vida e um ar mais pessoal, o que dá o conforto necessário para um bom trabalho.

– Liberdade de escolha:

Dar ao funcionário a possibilidade de opinar no mobiliário que irá usar pode ser uma boa saída para que o ambiente, pelo menos a unidade onde ele estará inserido, tenha a sua personalidade. Pode ser que o resultado estético não seja dos melhores, mas o que você prefere? Estética no ambiente, ou uma equipe motivada e que trabalha com proatividade?

Pequenos cuidados como este podem fazer a diferença no seu trabalho. Dar voz aos funcionários e deixar com que escolham pequenos, porém importantes detalhes, fará com que se sintam motivados e incluídos na empresa. Experimente mudar a decoração, ouça seus funcionários. O retorno é garantido.

Por Patrícia Generoso



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário