Comportamento tem grande influência na disputa por uma vaga

Categoria: Dicas, Empregos, Profissionais

  

O comportamento está sendo, cada vez mais, levado em conta no momento da contratação de um profissional.

O "comportamento" está pesando cada vez mais na hora da contratação, por isso, é bom os candidatos a uma vaga no mercado de trabalho ficarem atentos a este quesito. Até bem pouco tempo atrás, o que pesava mesmo era o currículo e quanto mais informações ele tivesse, maiores seriam as chances de contratação. Mas de uns anos para cá, isso vem mudando, as empresas descobriram que nem sempre o profissional é o que aparenta ser pelo currículo, só que esta descoberta é feita depois da contratação já ter sido realizada.

O que vinha acontecendo é que as empresas estavam contratando tendo como única base as informações do currículo. Depois de um certo tempo, o profissional recém-contratado precisava ser demitido por não ser compatível com as exigências da empresa e outro processo seletivo era iniciado. Tudo isso gera prejuízo financeiro para a empresa e perda de tempo.

Mas o problema do comportamento não é grave só pelo fato do profissional não se adequar às necessidades da vaga, tem ainda o problema da pessoa ter um comportamento que não é permitido dentro da empresa, vindo até a gerar uma demissão por justa causa.



O profissional também pode fazer sua parte para evitar este tipo de problema. Todas as empresas, em seus sites, têm na página "Quem Somos" a descrição dos "Valores" e isso não são apenas palavras bonitas, o profissional precisa conhecer os valores nos quais a empresa acredita para ver se é compatível com os seus próprios valores, do contrário, é melhor nem se candidatar à vaga oferecida.

As empresas estão atentas ao problema e estão procurando realizar processos seletivos diferenciados, buscando capacitar os profissionais responsáveis pela contratação para que possam detectar durante a entrevista profissionais que não possuem um comportamento condizente com o que é esperado pela empresa.
Até as redes sociais dos candidatos são verificadas, pois é aí que as pessoas realmente se mostram e dependendo do comportamento de um candidato em suas redes sociais, ele poderá perder a oportunidade de ser chamado para um novo emprego, justamente porque seu comportamento online mostrou que ele não é compatível com o perfil do profissional que a empresa está buscando.

Por Russel



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário