Importância da linguagem corporal em entrevistas

Categoria: Dicas, Empregos, Entrevistas

  

A linguagem corporal diz muito a respeito do candidato na hora da entrevista e deve ser levada em consideração.

Você tem experiência no ramo, longos anos de carreira, faz uma boa prova escrita, se dá bem na dinâmica de grupo, mas não consegue passar pela entrevista.

Isso pode acontecer, e muitas vezes você fica se perguntando por que aconteceu, uma vez que possui tantos atributos.

Toda ajuda é válida quando o assunto é conseguir um emprego. Ter qualificação, experiência e dinamismo, além de saber redigir um bom currículo, dentre outros atributos é muito importante na hora de conquistar a tão sonhada vaga.

Saber se portar em uma entrevista de empregoé tão importante quanto manter todos os outros atributos. De acordo com especialistas no assunto, boa dicção, linguagem verbal e escrita demonstram segurança e contam muitos pontos na hora de convencer o empregador. Porém, dentre estes, existem outros fatores a serem lembrados como a linguagem corporal, por exemplo, um fator que muitas vezes não é dado importância, mas diz muito a respeito do candidato na hora da entrevista e deve ser levado em consideração.

De acordo com o especialista Paulo Sérgio Camargo, existem recrutadores que foram treinados justamente para interpretar estes sinais que passamos despercebidos através de nossa expressão corporal, e estes sinais também serão levados em conta na hora da contratação.



Dicas de como atentar para o modo como se senta à cadeira, como fixar o olhar e como colocar a expressão facial são importantes e devem ser vistos como fatores que demonstrarão muito de cada personalidade, o que terá influência direta ao desempenho do candidato.

Apesar de ser difícil, o especialista garante que é possível evitar alguns recados indesejáveis sem sacrificar a espontaneidade, apenas prestando atenção nos gestos que usará no momento da entrevista.

Este assunto pode ser encontrado no livro “A Linguagem Corporal no Trabalho”, de Allan e Barbara Pease (Editora Sextante). É uma boa pedida para quem pretende se qualificar ainda mais e serve também para o crescimento pessoal e profissional. Dicas como maneira de sentar, manter postura corporal ereta, a importância do sorriso, olhar no olho, modo de cumprimentar, dentre outros, são encontrados na obra.

Vale estudar um pouco mais sobre o assunto e quem sabe até ensaiar um pouco antes de ir para a entrevista.

Por Lilian de Oliveira



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário