Como Tirar a Carteira de Trabalho

Categoria: Carteira de Trabalho, Dicas, Distribuidora

  

Confira aqui algumas dicas de como fazer para tirar a Carteira de Trabalho.

Precisando entrar no mercado de trabalho? Saiba que ter um currículo atualizado e os cursos de qualificações são essenciais na vida de quem está querendo ter o seu primeiro emprego. Após contratado, a carteira de trabalho passa a ser muito importante. Se você ainda não tem esse documento, aprenda como tirar.

Quem pode tirar a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho, segundo a lei, poderá ser emitida para brasileiros natos ou naturalizados. Indivíduos estrangeiros também podem tirar o documento. Com 14 anos de idade, já é possível obter a carteira. É o que a legislação trabalhista informa, por conta da possibilidade de contrato de aprendizes, sob condições diferenciadas.

Onde tirar a Carteira de Trabalho?

Há diferentes estabelecimentos para o indivíduo tirar a carteira de trabalho. O documento é emitido por vários órgãos como Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) dos municípios, As sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e na Gerência Regional do Trabalho.

A Carteira de Trabalho em diferentes estados brasileiros também pode ser emitida nos postos conveniados com o MTE. Em Minas Gerais tem a Unidade de Atendimento Integrado, em Goiás tem o Ganha Tempo, em São Paulo tem o Poupatempo e no Ceará tem a Casa do Cidadão.

Documentos necessários para tirar a Carteira de Trabalho:



É importante ser um brasileiro nato e naturalizado. Além disso, é preciso levar comprovante de residência, conta de telefone, água, gás e luz). Outras exigências da empresa é o CPF; 2 fotos 3×4 coloridas e Documento de identificação original (como a Certidão de Nascimento ou Casamento).

Quanto custa? Em quanto tempo fica pronta a carteira de trabalho?

A Carteira de Trabalho é gratuita e o prazo para entrega pode variar. Nas unidades conveniadas, o cidadão deverá apresentar o protocolo e o documento de identidade para retirar a CTPS, isso depois de alguns dias após a solicitação. Apenas no Poupatempo, o documento pode ser entregue imediatamente.

Vale abordar aqui que em caso de roubo, perda, furto ou extravio do documento, o ocorrido deverá ser rapidamente comunicado em uma Delegacia de Polícia Civil. Através do boletim de ocorrência é que é possível solicitar a segunda via.

Por Flavinha Santos



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