PIS/PASEP – Requisitos obrigatórios para receber o benefício

Categoria: Benefícios, PASEP, PIS

  

O trabalhador precisa se encaixar em alguns requisitos para ter o direito de receber o PIS.

O PIS/PASEP é um direito de todo trabalhador que se encaixa no perfil estabelecido para receber o valor de um salário mínimo. Com isso, existem algumas regras para seu recebimento. A primeira delas é que o trabalhador precisa estar cadastrado há pelo menos 5 anos no PIS. A segunda regra para receber o PIS é ter recebido até dois salários mínimos no ano base. Terceira exigência, o trabalhador precisa ter trabalhado, no mínimo, 30 dias, seguidos ou não, no ano-base. Última regra para recebimento do PIS, é que o trabalhador precisa informar os seus dados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Além desses requisitos, para sacar o benefício do PIS, é necessário que o cidadão tenha em mãos o Cartão Cidadão, nele está impresso o Número de Identificação Social (NIS).

O pagamento do PIS também pode ser efetuado pela Caixa Econômica Federal (CEF), isso se torna uma alternativa para quem tem conta bancária nesse banco.

Quem tem o cartão do banco Caixa Econômica Federal ou Cartão Cidadão, pode sacar o benefício em caixas eletrônicos e correspondentes bancários Caixa Aqui ou, ainda, em Lotéricas.



Existem, também, casos de pessoas que não possuem o Cartão Cidadão e nem o da Caixa Econômica Federal, nessa situação, o beneficiário do PIS, pode ir até uma agência da Caixa Econômica e apresentar um documento de identificação, com isso, poderá sacar o PIS/PASEP normalmente. O cidadão pode aproveitar a ocasião de estar presente na agência da CEF e solicitar o Cartão Cidadão para facilitar futuros saques. 

A liberação do PIS é feita de acordo com o calendário de pagamento, que está disponível no site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx.

Qualquer dúvida sobre o benefício, o cidadão pode entrar em contato com o setor responsável no seguinte número: 0800-726-0207.

O PIS/PASEP é uma iniciativa do Governo Federal para contemplar trabalhadores brasileiros. 

Por Stephanie Rodrigues do Nascimento



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário