Como saber qual é o seu Número do PIS

Categoria: Abono Salarial, Benefícios, PIS

  

Há várias maneiras de encontrar o número do PIS. Uma delas é acessar o site do Dataprev e rapidamente aparecerá o Número de Identificação do Trabalhador, que é o mesmo do PIS.

O PIS é uma iniciativa do Governo para os trabalhadores. Através dele, o funcionário consegue receber seus direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego e o abono salarial. Uma das dificuldades encontradas pelo trabalhador que não possui o Cartão Cidadão, ou que o perdeu por algum motivo, é saber exatamente qual o número de seu PIS.

O número que consta no PIS é o mesmo do NIT, ou Número de Identificação do Trabalhador. O NIT substituirá futuramente o antigo PIS/PASEP.

Uma das maneiras mais simples de encontrar o seu cadastro, é olhar a última folha de sua carteira de trabalho. Mas muitas vezes o empregador esquece de fazer a anotação na carteira de seu empregado. Nesse caso, será preciso acessar o site do Dataprev. Lá há um espaço de cadastramento para novos usuários, e é exatamente aí que o trabalhador consegue ter acesso ao número de seu PIS.

O endereço do Dataprev é www5.dataprev.gov.br/cnisinternet. Ao acessar o site, é preciso ter seus documentos pessoais, como identidade e CPF em mãos.

Há duas opções: “Afiliado” ou “Não afiliado”. De preferência escolha a opção afiliado e insira os dados requisitados: nome da mãe, nome completo, data de nascimento e seu nome completo. Para prosseguir com a pesquisa é preciso ainda fornecer o número de algum documento de identificação.



Após preencher os campos descritos acima (não é necessário preencher todos, já que o acesso é apenas em caráter de consulta), clique em “continuar”, e o número de seu PIS aparecerá numa mensagem na parte superior da próxima página.

Caso queira uma comprovação, imprima a página. Na maioria dos casos somente esse comprovante já é suficiente para comprovar sua inscrição no PIS.

Para evitar repetir esse procedimento todas as vezes em que precisar do número do seu PIS, é altamente recomendável que você vá até uma das agências da Caixa Econômica Federal, e peça o seu Cartão Cidadão. Através dele é muito mais fácil realizar o saque de seus benefícios, em qualquer um dos terminais eletrônicos do banco.

Por Rodrigo Silva



Artigos Relacionados

5 comentários em “Como saber qual é o seu Número do PIS

  1. Fernanda

    Não tenho número do pis nem no lerite e nem na carteira. Sera q eu estou registrada?

  2. Solange siqueira Gonçalves

    Gostaria de saber se tem como me cadastrar

  3. neide

    gostaria de saber como eu faço para receber o pis do ano de 2014,

Deixar um Comentário