Como sacar e consultar o PIS/PASEP

Categoria: Benefícios, PASEP, PIS

  

O PIS/PASEP é um benefício anual que todo trabalhador formal, que cumprir alguns requisitos, têm direito. O saque pode ser feito em caixas eletrônicos da CEF, correspondentes bancários e lotéricas, ou por meio de depósito em conta corrente da CEF.

O PIS/PASEP é direito anual que todos que prestaram serviço para o setor público ou privado de no mínimo 30 dias e, ainda, que receberam até dois salários mínimos no ano-base podem sacar. Além disso, para que o trabalhador tenha o benefício liberado, é necessário que atenda a algumas exigências. A primeira delas é estar cadastrado, no mínimo, 5 anos no PIS. A segunda exigência é ter informado seus dados pelo empregador (pessoa jurídica) à Relação Anual de Informações Sociais.

Atualmente, o valor do PIS/PASEP equivale a um salário mínimo e é liberado de acordo com o calendário de anual de pagamento que é definido pelo CODEFAT. O pagamento do PIS 2014/2015 este ano começou no mês de julho. A liberação do PIS é de acordo com a data de aniversário, enquanto do Pasep leva em consideração o último número da inscrição.



Para os interessados que se encaixam no perfil, para sacar o benefício é necessário ter em mãos o Cartão Cidadão que tem impresso o Número de Identificação Social (NIS). Portando o cartão, o beneficiário do PIS/PASEP pode ir até caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF), correspondentes bancários e lotéricas. E para quem vai receber o benefício pela primeira vez e não tem Cartão Cidadão, é preciso que vá até a agência da CEF mais próxima de sua residência com um documento de identificação em mãos. Poderá aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão para facilitar futuros saques. Existe também a opção de receber pela conta corrente da CEF, isso é uma alternativa para quem já é cliente.

Para quem não quer sair de casa, tem a opção de consultar se o benefício já foi liberado na conta pelo site da Caixa Econômica Federal:  www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx. Além disso, para mais informações sobre saque e, também, consultar calendário de pagamento do benefício, o cidadão pode acessar o mesmo endereço eletrônico citado acima.

Por Stephanie Rodrigues do Nascimento



Artigos Relacionados

4 comentários em “Como sacar e consultar o PIS/PASEP

  1. Luciane maria da silva

    No governo da Dilma ela cortou o pis, consultei no numero da caixa, a atendente eletronica falou q nao recebi gostaria de saber se posso saca o valor?

Deixar um Comentário