Como equilibrar a vida pessoal e a profissional

Categoria: Dicas, Empregos, Profissionais

  

Não existem regras para buscar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, as condições de vida de cada um definirão as regras e as formas para se conduzir este desafio.

Equilibrar a vida pessoal e a profissional é um desafio superado por poucos. A maioria das pessoas passam suas vidas driblando o trabalho e a vida social, e dificilmente consegue um resultado satisfatório. Em prática sempre um lado vai estar desassistido ou pendente.

Viver na atual sociedade, onde o capitalismo grita e a ordem geral é o progresso desenfreado, o dinheiro e o status, exige uma sobrecarga física e mental da qual poucos conseguem suportar. Na busca desenfreada pelo poder, as pessoas deixam de lado a família, os momentos de lazer e a própria saúde em segundo plano.



Dentre as dicas para equilibrar vida profissional e pessoal, destacamos:

  • Equilibrar o tempo, determinando prazos para cumprimentos de metas, não deixe que o trabalho tome conta do seu tempo, mas ofereça o seu tempo para determinadas funções, deixando espaço para outras tarefas do cotidiano.
  • Seja flexível, não viva obcecado pela sua agenda e permita-se burlar os horários de vez em quando, nenhum sucesso na carreira irá compensar os momentos de felicidade que a sua vida pessoal poderá lhe oferecer.
  • Faça o que gosta, ter uma profissão que lhe permita desenvolver uma função na qual sente prazer é fundamental para lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida.
  • Praticar exercício deve estar inserido em seus agendamentos, pois sua saúde é sem dúvida uma prioridade a ser dedicada em seu tempo, portanto não a negligencie.
  • Tenha amigos, mesmo que sejam colegas de trabalho, procure estreitar os laços, estender este relacionamento à vida pessoal, fazer amizades é sempre uma boa pedida para desenvolver o lado pessoal de forma bem sucedida.
  • Faça planos a médio e longo prazo, e inclua neles viagens e projetos voltados para novas descobertas.
  • Dedique um tempo à espiritualidade, seja de qual religião for, ou ainda se não possui religião, dedique um tempo à meditação, reflexão, um momento para desligar-se do exterior e voltar-se para si mesmo.
  • Agende compromissos de lazer, seja ele com a família, amigos, ainda que seja com colegas de trabalho, mas coloque ao menos uma vez na semana em seus planos, para que o obrigue a dar uma fugidinha do expediente mais cedo, você não é tão indispensável assim, permita-se viver!

Não existem regras para buscar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, as condições de vida de cada um definirão as regras e as formas para se conduzir este desafio. Contudo, cada um de nós devemos ter a consciência de que nosso sucesso dependerá muito em parte do que somos em um todo e principalmente do que somos por dentro. Não nascemos profissionais, nascemos pessoas, temos um compromisso com a nossa vida e com a vida daqueles que nos cercam, portanto cabe a cada um de nós o discernimento para que possamos chegar próximo de viver uma vida saudável e plena.

Por Lilian de Oliveira



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário