Primeiro emprego – Como montar o currículo

Categoria: Dicas, Empregos, Primeiro emprego

  

Mesmo sem experiência é possível montar um currículo atraente e que chamará a atenção do recrutador quando se busca o primeiro emprego.

Currículo é o resumo de sua vida profissional, com suas experiências, escolaridade e algumas outras informações. Mas quando não adquirimos nada disso ainda, o que escrever para tentar vender sua imagem na busca do primeiro emprego? Experiência, ainda não se tem, aliás geralmente é isso que se busca na primeira oportunidade. Salários geralmente podem ser mais baixos, mas tudo bem, não desanime, sem subir os primeiros degraus não dá para chegar ao topo.

Mas vamos lá. Destaque informações que podem contar a seu favor. Mesmo com pouca idade, escolaridade é fundamental. Então, formação escolar, idiomas, informática, voluntariado, podem ajudar. Não tem nenhum trabalho voluntário no currículo? Enquanto a vaga almejada não acontece, faça algo. Muitas empresas valorizam tal atitude e, além disso, você vai colocá-la no currículo.

Uma experiência informal, nesse momento também ajuda. Mostra que o candidato tem vontade de trabalhar. "Bicos" ou trabalhos em empresas da família, organização de eventos da igreja ou do bairro, por exemplo.



Cursos extra curriculares, feitas no verão, nas férias na escola podem compor sua lista de habilidades. Caso tenha tido a oportunidade passar uma temporada no exterior é super importante informar.

Para aqueles que estão na faculdade, as chances aumentam, já que estágios nem sempre exigem experiência e têm foco bem específico na área de formação. Nesse caso acrescente projetos, iniciação científica, monitorias, trabalhos de conclusão de curso. Mas atenção, cite-os apenas se estiverem de acordo com a vaga, é importante conhecer a vaga e a empresa. Chegar com informações demonstram interesse.

Por outro lado, notas das disciplinas não precisam ser destacadas, a menos que seja uma exigência do estágio, o que raramente acontece. A empresa que precisa testar os conhecimentos do candidato irá aplicar uma prova ou teste que possa validar tal exigência. Apenas se for algum prêmio ou destaque que seja pertinente ser mencionado, caso contrário nada de colar o histórico.

Por Vivian Schetini



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário