Como se Destacar no Mercado de Trabalho

Categoria: Dicas, Mercado de Trabalho

  

Confira aqui algumas das principais características valorizadas no Mercado de Trabalho.

Atualmente a busca por um emprego, seja ele novo ou melhor, se tornou ainda mais acirrada. Com muitas vagas sendo eliminadas pelas empresas devido a crise, a alta do dólar, entre outros problemas econômicos pelos quais o Brasil tem passado, encontrar um bom emprego, com bons salários e benefícios é como achar uma agulha no palheiro.

Mas não é impossível. Muitos candidatos se perguntam então como se destacar? Como ser visto no meio de uma pilha de outros tantos currículos?

Nas redes sociais seu perfil pode ser notado com mais facilidade e por mais pessoas se estiver completo. Aspectos marcantes como Competências Técnicas e Competências Comportamentais deixam seu perfil mais atraente para características de determinadas vagas.

Competências Técnicas são aquelas relacionadas a sua formação acadêmica em função da vaga concorrida, formação especifica, cursos profissionalizantes, faculdades (mesmo que em curso) e especializações.



Já as Competências Comportamentais remetem à personalidade de cada um, também muito apreciado pelos empregadores. Dinamismo, flexibilidade e pró atividade podem ser o diferencial na concorrência pela vaga. Essas competências não necessariamente precisam ser empresariais, podem ser desenvolvidas no convívio social, familiar ou aprimoradas e destacadas em treinamentos e auto desenvolvimento.

Lembre-se que nem tudo deve estar explícito no seu currículo, algumas informações podem ser reveladas na entrevista, dinâmicas de grupo ou em outras etapas do processo seletivo.

Vejam alguns exemplos de competências valorizadas no mercado de trabalho:

  • Relacionamento Interpessoal: Ter sabedoria para lidar com seus colegas de trabalho, saber ouvir e saber falar na hora certa.
  • Equilíbrio Emocional: Desafios e mudanças não devem alterar seu foco e concentração. Manter a calma em todas as circunstâncias ajuda na tomada de decisões.
  • Trabalho em Equipe: Fundamental tanto para seu crescimento profissional quanto para uma boa imagem da organização.
  • Comunicação: Saber se expressar sem gerar ruídos é fundamental, agir com transparência, ética e clareza.
  • Iniciativa: Pró atividade, eliminação de problemas no foco, atitudes que elevam suas qualidades como bom profissional.
  • Comprometimento: Pontualidade, determinação, compromisso, respeito, seriedade.
  • Flexibilidade: Aceitar e se adaptar as mudanças de liderança e subordinados. Além de adaptação às funções e seus ajustes quando necessários.

Por Vivian Schetini



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário