Dicas de Como Conseguir e Manter um Emprego

Categoria: Dicas, Emprego, Mercado de Trabalho

  

Veja aqui algumas dicas que podem ajuda-lo a conseguir e manter o emprego.

A verdade é que o Brasil está passando por uma grave crise e isso não é novidade para ninguém. É verdade também que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e muitas empresas estão "enxugando" seu quadro de funcionários cada vez mais. Sendo assim, como faremos para nos manter no emprego ou conseguir uma oportunidade nova?

Não só em tempos de crise, como em qualquer momento, ser capacitado faz toda a diferença na hora de conseguir uma vaga em uma empresa ou alcançar uma promoção na área que você já trabalha. O que faz um avaliador escolher você ou outro candidato é o que você tem para contribuir naquele momento.

O erro de muita gente é achar que já é capacitado o suficiente e que não precisa de outras qualificações. O mercado está cada vez mais competitivo, quanto maior for seu leque de cursos, qualificações e experiências, maior será a sua probabilidade de alcançar aquilo que deseja.

Estudar nunca é demais. Afinal, conhecimento é algo que ninguém nos tira. Procure sempre estar em algum tipo de capacitação. Se você não concluiu o ensino médio, corra atrás do tempo perdido. A maioria das empresas colocam essa escolaridade mínima como pré-requisito de uma vaga. Caso você já tenha concluído essa parte dos estudos, que tal encontrar uma área de interesse e procurar uma graduação na área? Grande parte de boas oportunidades, em termos de salários, encontram-se para os profissionais graduados. E nem é preciso esperar quatro, cinco anos para estar formado. Muitas instituições oferecem cursos com a formação em tecnólogo que já contam como uma graduação normal.

Se você já terminou a sua faculdade, visar uma boa pós-graduação é uma excelente opção. Há cursos bastante voltados ao mercado de trabalho, oferecendo conhecimento que agregará ao profissional ter uma capacitação totalmente diferenciada dos demais e possíveis candidatos. 



Uma outra forma de qualificação nunca sai de moda: cursos de idiomas. Cada vez mais as empresas buscam por funcionários no mínimo bilíngues. O inglês é a língua mais falada em todo mundo e se você possuir domínio neste idioma, certamente estará um passo a frente dos demais. E se você souber as demais línguas, suas chances serão ainda maiores. Sem contar que hoje em dia o que mais tem são cursos de idiomas no mercado. Com conclusões nos mais diferentes tempos: um ano e meio, dois anos, quatro, cinco, etc.

Se você não está buscando um novo emprego, mas sim uma promoção no seu trabalho, o caminho não é diferente. Busque sua capacitação frequentemente. Esteja sempre um passo a frente daquele seu colega que poderá se tornar um concorrente. 

Lembre-se: o que fará a diferença entre você e outro candidato é o leque de conhecimento que você poderá agregar a empresa. 

Não perca mais tempo. Corra e escolha os cursos que você mais se identifica.

Por Nathalia Souza



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário