Dicas de Como Usar a Internet para Buscar Emprego

Categoria: Dicas, Emprego, Mercado de Trabalho

  

Confira aqui algumas dicas de como usar a internet a seu favor e conseguir emprego.

Em tempos de recessão econômica e de desemprego em alta, é fundamental manter uma boa rede de contatos e saber utilizar todas as ferramentas disponíveis para conseguir uma nova inserção no mercado de trabalho. Segundo especialistas, a internet é atualmente a ferramenta mais importante e mais utilizada tanto para recrutadores quanto para profissionais em busca de oportunidades de trabalho.

E analisando as afirmações acima, você sabe utilizar a internet para buscar emprego?

Se você acha que é só cadastrar currículos em sites de empregos, saiba que você está enganado e que sua probabilidade de arranjar um novo emprego é muito pequena, pois existem outras formas mais eficazes, mais utilizadas e recomendadas por especialistas. Então fique atento e confira as dicas de como usar a internet de forma eficaz para buscar um novo emprego.

Utilização de palavras chaves:

Devido a grande busca de vagas de emprego, o cadastramento de currículos é cada vez maior e saber utilizar as palavras chaves certas no seu currículo pode fazer com que você saia na frente de outros concorrentes. Por exemplo: escreva em seu currículo as palavras que o selecionador realmente busca, como: vendas- experiência como vendedor, área comercial – experiência em comércio, área industrial – experiência em indústria. Não adianta escrever palavras que não tem relação com a vaga pretendida, como: área comercial – experiência em manutenção industrial, área de vendas – formação superior em história, enfim, saiba escrever as palavras certas e que tenham correlação com a vaga a qual você pretenda se candidatar.

Policie o seu perfil em redes sociais:



Se você está em busca de uma nova inserção, fique atento com as fotos que você compartilha com seus amigos em redes sociais, pois os recrutadores normalmente pesquisam sobre os profissionais aos quais desejam recrutar. Se você tem a mania de compartilhar fotos nas quais está vestindo roupas indecentes ou segurando copos de bebidas alcoólicas, saiba que esses tipos de fotos causam uma péssima impressão aos recrutadores, então se você tiver, apague essas fotos e compartilhe fotos com familiares, evite também compartilhar comentários que contenham palavras de baixo calão, pois causam má impressão aos selecionadores.

Baixe aplicativos e faça um perfil no Linkedin:

Aplicativos e a rede social Linkedin (voltada para o contato de profissionais) são importantes ferramentas para você que procura oportunidades. Aplicativos são ótimas opções para receber vagas diariamente, além de ser uma importante ferramenta para te auxiliar na seleção de oportunidades. Já o Linkedin é uma vitrine de profissionais, ter contatos nessa rede social é garantia de ter visibilidade no mercado de trabalho. Além disso, você poderá destacar a sua trajetória profissional, os cursos aos quais está cursando ou a sua experiência profissional.

Além das dicas acima, manter contato com profissionais é fundamental, ligue para conhecidos, envie e-mails e não desanime. Acredite que na hora certa a oportunidade a qual você tanto busca irá aparecer, não somente na sua vida, mas na tela do seu monitor ou smartphone.

Por Rodrigo da Silva Monteiro



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário