Dicas para se destacar em processos seletivos

Categoria: Dicas, Entrevista, Profissionais

  

O candidato pode se destacar e aumentar as chances de ser bem visto pelos recrutadores em entrevistas e dinâmicas.

Em meio à crise financeira que assola o país, é cada vez maior o número de pessoas procurando emprego, o que eleva – consideravelmente – o montante de candidatos por vaga. Por isso, é essencial que o candidato, durante as entrevistas e dinâmicas, destaque-se e aumente as chances de ser 'bem visto' pelos recrutadores

Selecionamos dicas de como se destacar nos processos seletivos e, quem sabe, garantir o tão sonhado emprego novo. Acompanhe o texto e saiba como se dar bem. 

1.     Mantenha a calma: às vezes, o convite para entrevistas pode demorar semanas, ou até meses. É essencial que o candidato não se desespere e não desanime. É preciso abusar da criatividade e seguir na busca, mesmo que se torne uma ação tediosa.

2.     Seja original: é comum os candidatos quererem se autopromover durante as entrevistas de emprego. Porém, é preciso manter a originalidade e 'ser você mesmo'. O mesmo comportamento demonstrado no processo seletivo será exigido durante o expediente. 



3.     Prepare-se para a entrevista: um dos maiores erros dos candidatos a uma vaga está nos momentos que antecedem o encontro. Os candidatos devem se preparar, pesquisar sobre a empresa, sobre a atividade que será realizada. É recomendado demonstrar interesse pelo todo, ou seja, também pela companhia e não somente pelo cargo. Cuidado com os exageros! 

4.     Procure empresas com as quais você se identifique: para que a jornada seja de sucesso, é imprescindível que os candidatos busquem por empresas que compartilhem os mesmos objetivos, ideais, valores e culturas. Desta forma, a sinergia é maior – o que resulta, diretamente, em jornadas de trabalho mais leves, produtivas e prazerosas. 

5.     Mantenha o currículo atualizado: principalmente quando os candidatos passam por longos períodos de busca por emprego, os currículos – sejam físicos ou online – tendem a manter-se desatualizados. É essencial que, antes de cada nova candidatura, seja feita uma análise dos dados e informações contidas no documento. Dados pessoais e de contato, por exemplo, merecem atenção e atualização constante.

Por Tati A.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário