Importância do Business Intelligence para os negócios

Categoria: Empresas, Notícias, Trabalho

  

Business Intelligence faz referência ao processo de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações, oferecendo dessa forma um suporte para a gestão de negócios.

A sigla BI, do inglês, Business Intelligence, ou também inteligência de negócios, faz referência ao processo de organização, coleta, análise, monitoramento e compartilhamento de informações, oferecendo dessa forma um suporte para a gestão de negócios. É a junção de metodologias, teorias, estruturas, processos e tecnologias que trabalham com um grande número de dados brutos, transformando-os em informações de grande utilidade para que possam ser realizadas as tomadas de decisões estratégicas dentro de uma empresa.

O BI alia diversos setores para que se possa alcançar maiores resultados, o conjunto é composto pelo seu negócio, tecnologia da informação e a gestão de negócios. Todas essas áreas, trabalhando em conjunto, formam a Business Intelligence (BI).

A priori, as informações são adquiridas dentro das próprias empresas. Após isso, as próximas fontes de informações somam as necessidades dos clientes, as pressões competitivas, as tendências em alta, o processo de decisão do consumidor, as condições industriais, os aspectos tecnológicos  e econômicos. Os sistemas de BI variam suas metas e objetivos de acordo com as necessidades da companhia, levando em consideração a visão e foco da empresa, tanto para longo quanto para curto prazo.

O início de tudo se dá através da coleta de informação, ou Data Warehousing, esses dados são coletados de uma ou de diversas fontes, criado assim, um banco de dados central, também conhecido como armazéns de dados, ou Data Warehouse. Com todos esses dados brutos adquiridos é o momento de aplicar a mineração dos dados, conhecido como Data Mining. Este processo tem a finalidade de procurar e encontrar por padrões consistentes dentro destes conjuntos, detectar relações e, por fim, extrair tais informações privilegiadas. Analytics ou análises de minerações criam Reporting (relatórios), os quais são detalhados para o fortalecimento das informações. 



Benchmarking é o uso das melhores práticas com o objetivo de aumentar ao máximo o desempenho. É um processo para realizar uma comparação de desempenho entre dois sistemas ou mais, para que assim possa-se fazer uma relação e maximizar sua performance.

Reengenharia de processos de negócio (BPR) faz referência a uma estratégia de gestão de negócios que visa uma reestruturação da companhia, por intermédio da análise e do desenhar fluxos de dos processos.

Essas são algumas das aplicações utilizadas pelo BI, o qual nunca trabalha individualmente. Tem crescido muito a busca por tal sistema o que consequentemente aumentou o número de procura por profissionais com conhecimento na área.

Por Filipe da Silva



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário