Dicas de Como se Motivar no Trabalho

Categoria: Ambiente de trabalho, Dicas, Motivação

  

Confira aqui algumas dicas de como se motivar no ambiente de trabalho.

Você consegue se motivar sozinho ou é dependente do ambiente externo? Espera pelo reconhecimento do seu chefe e equipe de trabalho ou consegue estabelecer os próprios planos e estratégias? A motivação é um elemento fundamental para conseguir bons resultados para a empresa e também para desenvolver as suas competências pessoais e profissionais. Que tal conferir algumas dicas?

Normalmente as pessoas auto-motivadas conseguem criar os seus próprios mecanismos de recompensa e feedback. Estes profissionais têm autoconhecimento e sabem reconhecer os seus pontos fracos para melhorá-los e também conhecem os fortes. A motivação é um processo que deve ser construído diariamente, por isso, comece estabelecendo metas que tenham indicadores de resultado. Por exemplo, tem dificuldade em entregar prazo? Estabeleça um tempo para cumpri-lo e sem atrasos. Comece de forma simples e aumente o nível de dificuldade aos poucos. Estabeleça metas que sejam desafiadoras e dentro da sua realidade.

Acompanha a sua performance e a evolução dos seus resultados. Não fiquei esperando o reconhecimento do seu chefe, ou seja, se você atingiu a sua meta, fique feliz, sem esperar a aprovação das pessoas ao seu redor. A dependência de fatores externos pode provocar frustração.



Conseguiu cumprir o que estabeleceu? Estabeleça uma recompensa para si mesmo, pela força de vontade. Pode ser um fim de semana badalado, uma viagem no próximo feriado, ou seja, elabore um mecanismo de premiação. Desta forma, você ficará mais motivado no dia a dia e escolha o prêmio que quiser. As metas devem ser comemoradas.

Outra dica é sair da zona de conforto. Os profissionais devem arriscar, cumprir prazos e encarar responsabilidades. Não espere as circunstâncias externas para sair do comodismo, assuma o que você quer e comece a fazer pequenas mudanças no dia a dia, a fim de encontrar os resultados almejados. Aproveite para adquirir e desenvolver novas competências e acredite na sua capacidade para alcançar o que quiser na carreira profissional.

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário