Fatores que Afetam na Produtividade no Trabalho

Categoria: Ambiente de trabalho, Dicas, Produtividade

  

Confira aqui os principais fatores que influenciam na produtividade dentro do ambiente de trabalho.

Existem diversos fatores que afetam a produtividade no trabalho e como consequência podem afetar de forma negativa o ambiente no trabalho. A produtividade varia diariamente: o profissional pode estar bem em um dia e no outro não. É preciso saber controlar e lidar com a situação. Que tal conferir os principais fatores que podem afetar a produtividade para combatê-los?

O sono é um aliado da produtividade e a falta dele pode provocar alterações negativas. Uma noite bem dormida faz a diferença para o desempenho profissional, pois a pessoa tende a ficar mais motivada, alerta e presente nas situações. A falta de sono afeta de forma negativa a rotina de trabalho, além de manter o profissional desmotivado ou sem foco.

Muitos profissionais não têm uma postura positiva, são pessimistas por natureza. Sempre reclamam por tudo, acha que tudo ao redor vai dar errado e não possuem uma visão otimista. Por isso, é fundamental que a pessoa tenha uma visão positiva das situações e busquem enxergar as coisas positivas, mesmo que a empresa esteja atravessando um período de crise, por exemplo.

A falta de atividade física também afeta a produtividade. Que tal aproveitar o horário do almoço para se exercitar? Ou no início da manhã antes do trabalho? Além de contribuir para a saúde, o treino ajuda a manter o foco na rotina e também a despertar emoções positivas que existem dentro de você.



O perfeccionismo exagerado também pode atrapalhar a produtividade na rotina de trabalho. Desta forma, é necessário existir um equilíbrio porque a perfeição exagerada pode levar ao fracasso. Pessoas extremamente perfeccionistas podem rever a mesma tarefa diversas vezes e acabar perdendo o prazo, por exemplo. Busque fazer as coisas dentro do seu melhor e da sua realidade.

Cuidado para não perder tempo com atividades que não são prioritárias. O profissional deve saber administrar o tempo para tomar decisões, realizar as atividades e encarar os desafios que fazem parte do ambiente corporativo.

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário