Dicas para melhorar a comunicação

Categoria: Comunicação, Dicas, Profissionais

  

A comunicação é essencial para passar todas as informações de forma objetiva.

Você consegue se comunicar com clareza e passar todas as informações de forma objetiva? No mercado corporativo, é fundamental saber se expressar, conversar e escutar as pessoas. Sabia que você pode melhorar a sua capacidade de comunicação? Que tal ficar por dentro de algumas dicas?

O seu corpo, também, se comunica por meio de linguagem, sabia? Por isso, é essencial estar atento aos movimentos corporais, para não passar nenhuma mensagem errada. Por exemplo, falar que está prestando atenção na pessoa, mas ficar mexendo no celular. Desta forma, o processo de comunicação é contínuo e dinâmico, mesmo que nenhuma palavra esteja sendo dita no momento. Assim, busque ter atenção nos seus sinais não verbais e não escritos, também.

Ao conversar, você costuma encher “linguiça”? Busque melhorar o seu discurso através da eliminação de vocábulos como “ah!”, “tipo”, entre outros. Tente conversar de forma direta, para parecer mais confiante. Uma boa dica é relaxar antes de falar ou mesmo fazer uma pequena pausa.



Que tal treinar a sua habilidade de comunicação contando histórias? Elas ativam o cérebro, tornam as apresentações melhores a auxiliam no desenvolvimento para uma entrevista de emprego, por exemplo. Tente ensaiar uma entrevista contando história, e para melhorar as narrativas use conjunções. A língua portuguesa é rica e conta com várias opções, para melhorar a sua comunicação.

Faça perguntas usando as últimas palavras da outra pessoa. Esta técnica evita o “silêncio” que pode ser constrangedor dependendo da situação, principalmente, se você não conhecer muito o ouvinte. Além disso, isso demonstra interesse em manter a conversa. Outra dica é fazer perguntas como “Quais são os seus planos, para as férias”? “O que você esta lendo atualmente”?

A comunicação deve ser ajustada de acordo com o público. Por exemplo, você conversa com o seu chefe de um jeito, e com o seu melhor amigo de outro, certo? Por isso, fique atento a estes pequenos detalhes.  

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário