Descansar 15 Minutos por Hora pode Aumentar a Produtividade no Trabalho

Categoria: Ambiente de trabalho, Pesquisa, Produtividade

  

Pesquisa revela que profissionais que descansam por alguns minutos a cada hora são mais produtivos do que os que trabalham direto.

Você tem o hábito de descansar durante as atividades? Faz pequenas pausas ao longo da tarefa, para tomar um café e esticar o corpo? Ou pelo contrário, senta e começa a trabalhar por horas seguidas? Se você respondeu sim para a última pergunta, a sua produtividade pode ser afetada seriamente.

De acordo com Travis Bradberry, que é coautor do livro Emotional Intelligence 2.0, organizar o trabalho em grandes blocos de 8 horas não faz sentido. O recomendado é fazer intervalos curtos de descanso a cada hora.

O autor inspirou a sua ideia por meio do Draugiem, grupo da tecnologia da informação, que utilizou um programa de computador para medir o tempo de produção dos funcionários da empresa, ou seja, aferir o nível de produtividade e saber o tempo que gastavam para realizar as tarefas. Segundo o estudo, o tempo não era fator relevante e, sim, a forma como ela é estruturada. Desta forma, profissionais que tiravam curtos períodos de descanso eram mais produtivos do que as pessoas que trabalhavam sem parar.

Além disso, a proporção ideal encontrada foi de 52 minutos de trabalho para cada 17 minutos de descanso. Desta forma, os profissionais que conseguiam seguir este ritmo conseguiam atingir um nível alto de concentração. Assim, eles conseguiam manter o foco 100% na atividade que estevam realizando, sem distração.



De acordo com o psicólogo e presidente da consultoria empresarial TalentSmart, Bradberry, isso ocorre porque o cérebro alterna períodos de grande energia, seguido por quedas de 15 a 20 minutos.

Que tal conferir algumas dicas para ser produtivo no trabalho?

Planeje o seu dia de forma natural em intervalos menores de tempo. Por exemplo, a cada uma hora de trabalho, descanse por 10 minutos. Aproveite para tomar um café ou esticar o corpo. Foque na sua atividade, ou seja, respeite o momento. Não se distraia e concentre-se. Desta forma, nem pense em acessar redes sociais, aplicativos, entre outros utilitários. Durante o descanso, relaxe e afaste do trabalho. Isso inclui caminhar, conversar com o amigo ou ler. Nada de telefonar ou conferir a lista das próximas atividades. O descanso aumenta a produtividade. Não espere o cansaço bater. Cuidado para não chegar à exaustão mental. Se você esperar o cansaço aparecer, você perde o pico de produtividade.

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário