Timidez no Trabalho – Dicas de Como Evitar Problemas

Categoria: Ambiente de trabalho, Dicas, Trabalhador, Trabalho

  

Confira aqui algumas dicas para evitar a timidez excessiva no trabalho.

Desde os tempos escolares muita gente sofre com a timidez, uma dificuldade de falar em público ou com pessoas desconhecidas. Isso pode ser um grande problema para a vida profissional, já que alguém que é muito tímido não consegue chamar atenção para si, seu trabalho ou suas qualidades.

Caso esse seja seu caso, não é motivo para começar a se desesperar e desistir da carreira. Ainda existem soluções para o problema, separamos aqui algumas dicas para lidar com a timidez extrema e evitar danos à vida profissional.

1. Identifique o Problema:

Será que todo mundo que é tímido se acha tímido? Nem sempre, muitas vezes as pessoas inventam desculpas para seu comportamento introvertido e nunca se tocam do problema. Para começar a melhorar é necessário identificar sua timidez e decidir de qual tipo é, se é tímido com todo mundo ou só com seus chefes (por exemplo) ou se só é tímido no trabalho. E caso esteja em dúvida a resposta já está aqui: quem se acha tímido certamente é.

2. Estude o assunto quando precisar apresentar algo:

No trabalho é comum precisar fazer apresentações para chefes, gerentes e outros ou explicar um projeto. Tímidos podem ter muito problema com esse tipo de situação, já que exige se expor, algo que odeiam. Para garantir aquele sentimento de confiança e de que tudo dará certo, pesquise a fundo seu assunto, fique especialista nele. Dessa maneira se sentirá mais confiante para falar e também evitará embaraços desnecessários.

3. Não finja ser o que não é:



Algumas pessoas introvertidas tentam resolver seus problemas se tornando abertos e comunicativos. Uma tática que raramente dá certo porque é uma mentira que cedo ou tarde acabará. É recomendado que o tímido continue sendo do seu jeitinho, só trabalhe aqueles pontos que estão atrapalhando na vida pessoal e profissional.

4. Esteja com pessoas que te deixem confortável:

Estar com um grande número de pessoas é um desafio para qualquer introvertido e pode levar até ao isolamento. Para conseguir se relacionar com colegas de trabalho ou de estudo tente se misturar em grupinhos pequenos e de preferência com pessoas que te deixem confortável e que tenham interesses em comum.

5. Encontre ajuda especializada:

A maioria dos tímidos consegue se superar através da exposição diária e dos desafios, mas tem gente que apesar de tudo isso continua tendo problemas. Nesse caso vale à pena busca ajuda profissional de um psicólogo que orientará o paciente para o melhor caminho.

Gizele Gavazzi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário