Como Conseguir Emprego após Concluir a Graduação

Categoria: Dicas, Emprego, Mercado de Trabalho

  

Confira aqui algumas dicas de como conquistar uma vaga de emprego após se formar.

Uma das maiores preocupações dos estudantes de graduação de qualquer área é como capacitar-se para uma oportunidade no mercado de trabalho. Ainda mais com essa crise econômica que estamos enfrentando no Brasil, muitas perguntas passam pelas mentes. Ninguém deseja estudar durante anos, passar por estágio, concluir o curso superior e continuar desempregado. Mas afinal, o que devo fazer para conseguir um emprego logo após a conclusão do curso?

A universidade ensina o básico para os alunos, então o estudante deve se organizar e estudar além do que é ensinado no curso, essa preparação deve ser iniciada logo no primeiro semestre. Quando uma graduação é muito bem usufruída, ela tende a trazer bons resultados.

De acordo com Silvane Castro, integrante da SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), quando ingressamos na universidade estamos no momento exato para escolher qual área de atuação seguir. Inicialmente o estudante deve analisar quais competências técnicas e comportamentais são exigidas para o curso e aprender mais sobre o mercado de trabalho que irá atuar para não ser pego de surpresa no futuro.

Uma das excelentes alternativas para conseguir uma oportunidade de emprego logo após o término da graduação é o intercâmbio. O intercâmbio contribui para aprender ou aperfeiçoar um idioma já conhecido e hoje em dia as empresas procuram profissionais que conheçam dois ou mais idiomas para trabalharem nelas, principalmente empresas multinacionais.



Freela é uma ótima opção para conhecer o mercado de trabalho que irá atuar. Geralmente os projetos são realizados dentro da própria residência, necessitando somente da internet e um computador. Todavia, é necessário que seja uma pessoa com disciplina e consiga cumprir os prazos fornecidos pelos clientes. O freelancer não tem um chefe ou um orientador, ele é seu próprio chefe e quando tem alguma dúvida referente como fazer determinada tarefa, ele pesquisa em mecanismos de busca como o Google.

Outra forma essencial para contribuir no crescimento profissional é realizar cursos de aperfeiçoamento. Por exemplo, se o estudante está se formando na área de TI e pretende trabalhar com desenvolvimento, deveria realizar cursos de Java, C, C++, PHP e JavaScript.

Infelizmente após a conclusão do curso, o recém-formado não pode mais se inscrever em programas de estágio. Então uma das alternativas é se inscrever em programas de trainee, que selecionam profissionais que serão treinados para virarem líderes na empresa.

Aline Aparecida Feitosa Dias



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário