Carreira Profissional – A Importância do Planejamento

Categoria: Carreira, Carreira profissional, Carreiras

  

Sucesso na carreira está intimamente ligado com o planejamento. Confira aqui como ter sucesso em sua carreira profissional.

Caro leitor, não quero aqui lhe dar a fórmula do sucesso, até porque eu não acredito que isto exista. Mas eu acredito que tudo parte das nossas escolhas. Tem determinadas escolhas que fazemos que afetam nossa vida profundamente. E uma dessas escolhas cruciais é a nossa profissão. O que vou fazer para da minha vida, carreira e ou até mesmo sobrevivência? Muitos dizem que devemos fazer o que gostamos, outros que devemos fazer o que dá dinheiro. Nesse processo muitos tentam fazer o que gostam, mas não tem sucesso em suas vidas e acabam fazendo o que nunca imaginaram e muitas vezes queriam fazer. Outros tentam apenas ganhar dinheiro e não tem o preparo necessário para alcançar o mesmo. De todas essas tentativas, uma coisa posso lhe garantir, em todas a necessidade de planejamento é fundamental.

A realidade hoje é que para se ter sucesso profissional é preciso trabalhar, mas estamos diante de um geração que nasceu no que chamo de 'Sociedade Fast-food', o que seria isso? Esta geração é acostumada a tudo rápido, prático e na mão. Não entendem muito bem o esforço para conseguirem o que precisam. Acreditam que somente os outros devem servir. Quando pegamos grandes empresários e até mesmo os pequenos que tem sucesso em suas carreiras. Vemos que os principais elementos de seu sucesso é o esforço, o trabalho, o planejamento, o sonho e outros elementos que precisam de uma ação humana. Eu digo sair de sua zona de conforto e dar um passo para o sucesso.

Outro problema que temos também é nossa realidade brasileira. Estamos diante de uma crise política, financeira e social. Parece que nada está como antes, e realmente não está. A necessidade de um esforço agora é ainda maior. E escolher uma carreira, uma profissão ou até mesmo mudar de uma profissão para outra é um desafio ainda maior. Então, onde começar?

Algo que vários especialistas da área de recursos humanos (RH) falam é sobre um profissional empreendedor. Está palavra, empreendedor, está cada dia mais presente no nosso mundo. Todas empresas hoje buscam não mais o colaborador que sirva em uma função, mas aquele que é versátil, visionário e capaz de criar soluções implementáveis para a organização. O problema é que este profissional é caro e quase nunca as empresas pagam um salário justo aos seus profissionais. Principalmente os iniciantes. Então como ter sucesso na carreira? Uma boa dica é dada pelo juíz Willian Douglas. Ele fala sobre os concursos públicos. Aliás, algo que tem sido perseguido por muitos brasileiros. Mas qual a realidade do funcionalismos público que tantos querem buscar esta solução?



Bem, o que é o trabalho público? Como ingressar? Tenho um plano de carreira? Quais as vantagens e desvantagens do funcionalismo público? Aqui chegamos a algumas perguntas que muitos concurseiros tem, mas que deixam para depois que passam para responder. Como disse o Deputado Federal Tiririca: "Quando eu chegar lá eu vejo o que faz um Deputado!". E aí está um grande problema dos concurseiro. Muitos caem na enganação talvez que o concurso público é muito bom, pois dá estabilidade. Como eu disse, é preciso ter um planejamento na sua carreira. O concurso público tem suas vantagens e desvantagens. Uma talvez e mais atraente vantagem é a estabilidade. Salários também costumam atrair muito, mas temos que ser cautelosos. Primeiramente para qual cargo vou prestar concurso? Muitos fazem concursos que estão na moda ou que tem um bom salário. Isso é válido desde que seja para alcançar o que se planejou anteriormente para a sua carreira. Exemplo, eu quero trabalhar como promotor de justiça, mas preciso de dinheiro para pagar a faculdade e continuar meus estudos. Então eu faço um concurso 'escada', presto para uma área que não é diretamente a que eu quero, mas que pode me auxiliar durante um tempo para alcançar minha meta. O problema quando isso torna-se o plano A e deixamos de seguir nossos sonhos (Não queremos mais esforçar). O que ocorre e de chegarmos em repartições públicas e sermos mal atendidos, por pessoas frustradas que não estão no posto que queriam e não tem mais motivação para seguir seus sonhos. E quem paga é o cidadão.

Esse pequeno texto é para fazer cada um refletir sobre onde começar minha vida profissional? E sempre o seu comerço será atravez de um planejamento. Analise suas capacidades, seus conhecimentos, seus sonhos, suas vontades. Tudo isso irá lhe ajudar a planejar onde começar, onde você quer chegar e aí como irá fazer isso. Pesquise sempre sobre as profissões que você escolher e principalmente não desanime. Muitas vezes você pode estar em uma situação difícil que parece não ter saída. Neste momento é a hora de parar e refletir. Rever seus planos e muitas vezes procurar ajuda. Sempre tem pessoas dispostas a ajudar. Mas o principal, não pare. Continue buscando seu ideal até conseguir, pois o sucesso é trabalhoso, mas ele chega para os que o perseguem. Assim é a vida de um vencedor, sempre buscando a cada dia mais o sucesso. E cada dia você dará um passa rumo ao seu sonho.

Helinton Alves Coelho



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário