Como Ser um Bom Profissional e Se Destacar no Trabalho


  

Confira aqui algumas dicas para ser um bom profissional em seu trabalho.

Como ser um bom funcionário? Ser um profissional de sucesso é preciso ser confiável, proativo, seguro, um líder e discípulo. Porém, para ser indispensável é preciso um pouco mais.

As empresas recebem inúmeros currículos diariamente, pessoas interessadas em um bom emprego, estabilidade e um salário diferenciado. O estilo do funcionário contratado acaba se destacando nos primeiros dias, uns mais rápidos, outros nem tanto, uns finalizam as tarefas enquanto outros largam pela metade com a desculpa do esquecimento. Mais para aqueles que querem ser reconhecidos, ganhar respeito e ser indispensável, seguem umas dicas para chegar lá.

· Adquira Habilidades Profissionais: Seja ético e educado, é essencial conviver bem em equipe, criar laços, falar a verdade, honestidade é muito importante para a boa convivência. Procure não perder tempo com brincadeiras, ter uma personalidade divertida é válido, porém tudo tem certo limite, ainda mais no ambiente de trabalho, o que é exagerado acaba perdendo a graça e atrapalhando. A habilidade social é muito importante. Trabalhar em equipe, saber ouvir e se comunicar. É essencial que você aprenda a lidar com diferentes tipos de pessoas.

· Tenha Iniciativa e Seja Proativo: Desenvolva as suas habilidades de analisar e pensar criticamente. De sempre o seu melhor, melhorando o que precisa ser melhorado. Se vir algo errado não espere alguém comentar, corrija. Aceite criticas graciosamente. Isso te ajudará a saber o que os outros esperam de você, sabendo assim o que precisa mudar. Se alguém te criticar de forma rude de uma maneira que te magoe, esfrie a cabeça, se acalme e pergunte a pessoa se pode falar com ela. Diga o que sente com respeito, que você quer corrigir o problema e precisa saber o que deve ser mudado.

· Seja Organizado: Mantenha uma ordem em suas coisas de trabalho. Respeite o tempo de entrega de projetos. Cumpra suas tarefas no tempo determinado. Organize seus horários para produzir mais e melhor. Faça lista de tarefas. Se não souber como fazer algo, descubra. Não arrume desculpas para não faze lo. Tudo o que for fazer faça bem feito.



· Entenda a Missão da Empresa e Seja Pontual: Entenda os objetivos da empresa e traga para o seu dia a dia. Pergunte sempre quais as expectativas de produtividade. Seja interessado. Seja pontual, cheguem antes, não custa chegar 15 minutos antes todos os dias. Nunca deixe ninguém esperando por você, é antiprofissional e deselegante. Tenha um bom relacionamento com os colegas de trabalho, não ande com colegas que desrespeitam ou falam mal dos outros.

· Seja Exemplo, Seja um Líder: Seja voluntário para liderar projetos. Faça seu serviço com alta qualidade. Tenha atitude positiva. Quando levar um problema a seu superior, já leve pelo menos uma solução em mente. Seja um solucionador de problemas. Não traga sua vida pessoal para o trabalho. Não arraste os pés. Levante seu pé e caminhe com orgulho. Ganhe reputação por ser mais pontual e organizado que os outros. Não fofoque no trabalho. Você não é pago para ser um instigador ou conspirador. Se vista tão bem, ou melhor, que seu superior: Sapado fechado, calça social, camisa que não mostre o colo, saia ou vestidos no joelho. Seja seguro e confiante. Se precisar fique até mais tarde. Tire uns minutos para limpar sua mesa de trabalho.

Seja Grato, Sempre Diga Obrigado: Isso fará com que os outros façam mais por você. Ser um bom profissional trata-se de uma posição que irá beneficiar somente a você, se for um bom funcionário esta reputação andara sempre contigo e te fará indispensável.

Dany Bueno



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário