FGTS na Caixa Econômica – Consulta de Saldo, Extrato e Saque

Categoria: Direitos Trabalhistas, FGTS, Trabalhador

  

Veja aqui como Consultar Saldo, Extrato e realizar o Saque do FGTS na Caixa Econômica Federal.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, todo mês é descontado 8% do seu salário, sendo esse valor depositado com juros e correção monetária em uma conta da Caixa. Esse dinheiro pode ser utilizado, por exemplo, na compra de uma casa própria e aposentadoria. Os seus recursos são usados, ainda, em investimentos em programas de habitação popular e saneamento básico.

Tem direito ao benefício todo trabalhador que desenvolve suas atividades em regime de CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Isso inclui também os trabalhadores rurais, atletas, temporários. Aqueles que têm função de diretoria ou de empregados domésticos também podem ser incluídos no sistema por meio do empregador.

Existem diversas opções para consultar seu saldo e verificar se o valor descontado de seu salário está sendo de fato depositado:

  1. Aplicativo da Caixa, que pode ser utilizado em smartphones e tablets. Nesse caso, existe ainda a possibilidade de receber SMS, contendo diversas informações. Para saber mais clique aqui.
  2. No site oficial da Caixa é possível realizar um cadastro, informando senha e número do PIS. Nele, podem ser acessados dados sobre outros benefícios também.
  3. Agências da Caixa, apresentando documento.
  4. Caixas eletrônicos do mesmo banco, utilizando Cartão Cidadão.

para sacar o FGTS é necessário ir até uma agência da Caixa e verificar a situação em que o trabalhador se encaixa, apresentando os seguintes documentos:

  • Em caso de Demissão Sem Justa Causa: Carteira de Trabalho; Documento de Identificação com Foto; Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho ou Termo da Homologação da Rescisão de Contrato de Trabalho e Número do PIS/Pasep.
  • Aposentadoria: Carteira de Trabalho; Documento de Identificação com Foto; Documento Expedido pelo INSS ou Semelhante que possam Comprovar a Aposentadoria; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho e Número do PIS/Pasep.


Para adquirir a casa própria, é preciso estar de acordo com as seguintes regras:

  1. Não ser proprietário de outro imóvel.
  2. Não ser titular de outro financiamento.
  3. Ter pelo menos 3 anos, consecutivos ou não, de contribuição do FGTS em regime de CLT, em uma ou mais empresas.

Em caso de dúvidas ou para obter outras informações a respeito do FGTS, entre em contato com a Caixa através do número 0800 726 0207.

Camilla Silva.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário