Calendário PIS 2017 – Datas para Pagamento do Abono Salarial

Categoria: Abono Salarial, Direitos Trabalhistas, PIS

  

Confira aqui mais informações sobre o pagamento do PIS 2017.

O PIS 2016/2017 começou a ser pago no dia 28/07/2016, de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e finaliza no dia 16/03/2017, são doze datas, uma para cada mês, começando dos aniversariantes de Julho e finalizando com os de Junho em 2017, o recurso ficará disponível até 30 de junho de 2017.

O recurso pode ser sacado em vários locais. Quem tem conta corrente ou conta poupança na Caixa Econômica Federal recebe por crédito em conta, caso esta conta esteja sendo movimentada e com saldo superior a R$1,00. O valor também pode ser resgatado nas casas lotéricas, nos caixas eletrônicos da Caixa (utilizando o cartão cidadão) e nas agências bancárias da Caixa (para quem não tem o cartão, utilizando um documento de identificação e o número do PIS).

As regras para ter direito ao abono são as seguintes:

  • A empresa deve ter informado os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações;
  • O trabalhador deve ter cadastro no PIS por no mínimo 5 anos;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano anterior ao recebimento do abono, estes 30 dias podem ser consecutivos ou não.


Uma nova regra que desagradou muitos trabalhadores é o cálculo do valor do PIS de acordo com o período trabalhado no ano anterior. Antes, se o trabalhador tivesse trabalhado um mês no ano anterior e cumprisse as regras, receberia o salário mínimo integral, agora este abono é proporcional, se você trabalhou um mês vai receber o valor de 1/12 do salário mínimo e assim por diante.

É importante salientar que todo período fracionado (a partir de 30 dias) que seja igual ou superior a 15 dias, ou seja, 45 dias ou 75 dias, conta como mês completo, portanto, 45 dias conta como 2 meses e 75 dias conta como 3 meses para o cálculo do valor do abono.

Então faça suas contas e não perca o prazo para receber seu abono referente ao ano de 2015 e caso tenha perdido o prazo do abono referente ao ano de 2014, pode ficar tranquilo, o prazo foi prorrogado até 31 de agosto. Maiores informações consulte o site da Caixa.



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário