Conectividade Social – O que é?

Categoria: Direito, Direitos, Direitos Trabalhistas

  

Saiba aqui o que é o sistema de Conectividade Social.

Como a troca de informações é fundamental para os relacionamentos, criou-se a conectividade social, ou seja, um canal eletrônico entre a Caixa Econômica Federal e empresas, escritórios que atuam na área de contabilidade, sindicatos, prefeituras, entre outros. Desta forma, representa uma maneira rápida e simples de interação, a fim de esclarecer dúvidas de forma eficiente e prática,

A ferramenta conta com várias funcionalidades como, por exemplo, a transmissão de arquivo do sistema de recolhimento do FGTS e informações relacionadas a Previdência Social – SEFIP, envio de informações sobre a CAIXA/PIS empresa, extrato de conta dos trabalhadores, entre outras.

Assim, a conectividade social tem o intuito de facilitar e otimizar a rotina de empresas e entes, que atuam com o FGTS, contribuindo para vários benefícios como a redução de custos operacionais, que gera economia, simplificação do processo de recolhimento do FGTS, maior proteção para a empresa contra irregularidades que podem acontecer no sistema, além de mais segurança e sigilo em relação às informações obtidas por meio do FGTS.



Além disso, a conectividade social é um meio de comunicação direto com a CAIXA, que é o agente operador do FGTS, facilitando a troca de informações, além de diminuir a incidência de inconsistência no sistema e a necessidade de regularizações futuras.

A utilização da conectividade social é obrigatória para as transmissões de documentos que sejam do tipo SEFIP. Além disso, antes de os usuários do sistema usar a ferramenta, é imprescindível a certificação digital, que deve ser feita no padrão ICP- Brasil, que é a Infraestrutura de Chaves Públicas do País, que tem a função de realizar a emissão de certificados digitais de identificação virtual do usuário. Desde o ano de 2011, ficou proibido o acesso a Conectividade Social por meio de certificados em disquete. Atualmente, o sistema só permite o acesso através do certificado digital, que conta com mais eficiência e segurança para os dados.

Depois que a empresa ou outro ente conseguiu o certificado ICP-Brasil, é só acessar a Conectividade Social por meio do link http://conectividade.caixa.gov.br, a fim de realizar o registro e ter acesso à ferramenta de comunicação com a Caixa Econômica Federal, para esclarecer as dúvidas e ter informações sobre o FGTS.

Por Babi



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário