Arquitetura – Profissão, Salário e Faculdades


  

Saiba aqui mais sobre a carreira na área de Arquitetura. Qual o salário médio pago aos profissionais e as principais faculdades.

Uma das mais artísticas profissões, a Arquitetura é responsável pelo design de edificações e construções. Trabalhando em conjunto com profissionais como os engenheiros civis e os decoradores, o arquiteto está envolvido na obra em todas as suas fases – do planejamento à execução.

O arquiteto define quais as funcionalidades da construção e, hoje em dia, leva muito em conta fatores como a iluminação dos ambientes. A busca por uma maior e melhor qualidade de vida é constante nos projetos que realiza.

Para poder atuar profissionalmente, o arquiteto precisa cursar uma instituição de ensino superior por, em média, cinco anos.

A busca pelo profissional mudou de perfil durante os últimos anos. Empresas que não têm tradição em contratar estes profissionais como AMBEV e Lojas Americanas, possuem vagas para estes profissionais em seus programas de treinamento.

Com o mercado habitacional em expansão em todo o país, as vagas continuam crescendo. A maior quantidade de oportunidades está nas regiões Sul e Sudeste. Mas o Norte começa a ser um mercado promissor. Com campanhas habitacionais crescentes na região, a demanda por arquitetos é crescente.

O arquiteto também pode exercer a sua profissão como Urbanista, sendo então responsável pelos projetos de mobilidade urbana e mais ligados à melhoria da locomoção e da qualidade de vida da população como um todo.



As áreas de atuação do profissional variam muito. O arquiteto pode trabalhar por conta própria o ser contratado por uma empresa, como uma construtora. Trabalhar por conta própria ajuda a consolidar o nome no mercado – e a ganhar mais por seus trabalhos.

O salário médio nacional é de 4 mil reais. Esse valor varia de acordo com as especializações do profissional e da área em que ele trabalha. Existem cerca de noventa mil profissionais formados no país, o que aumenta a necessidade de uma especialização.

Não há a possibilidade da realização de cursos técnicos, apenas de ensino superior. O estágio é obrigatório para a conclusão do curso.

Ao terminar a faculdade, para ter permissão para trabalhar, o arquiteto e urbanista precisa necessariamente ter a licença do órgão que regulamenta a profissão, o CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

Ana Carolina Haddad



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário