Enfermagem – Profissão, Salário e Faculdades Onde Estudar

Categoria: Carreira, Enfermagem, Profissões

  

Confira aqui mais informações sobre a carreira na área de Enfermagem, os salários ofertados e onde estudar.

A enfermagem é uma das áreas da saúde com mais vagas abertas e mercado sempre crescente. Trabalhando em diferentes locais com as mais diversas tarefas, o profissional de enfermagem tem um amplo campo de atuação.

Podendo trabalhar em hospitais, na rede pública de saúde, em clínicas ou mesmo em atendimentos domiciliares, o profissional é cada vez mais valorizado. Do nível técnico ao nível superior, os salários variam de acordo com as especializações.

Trabalhando sempre em conjunto com outros profissionais como médicos, nutricionistas e psicólogos, por exemplo, vem ganhando ainda mais espaço no atendimento domiciliar a idosos, garantindo altos salários.

No Brasil todo há vagas sempre em aberto. No entanto, a região sudeste do país é a que concentra o maior número de profissionais. Nos estados do Norte e Nordeste, a procura por enfermeiros é crescente.

É o profissional responsável por cumprir os horários determinados para os medicamentos, cuidados com alimentação, higiene, monitoramento de sinais e realização de curativos.

Cursos técnicos podem ser realizados para se iniciar a carreira. A média de salários nesses casos é de cerca de dois mil reais.



Já quando possui nível superior, os salários variam de acordo com o nível de especialização do profissional. Para enfermeiros de UTI em hospitais, por exemplo, os salários são de, em média, de 3 mil reais.

Há também a possibilidade da realização de concursos públicos, que garantem vagas em hospitais e postos de saúde. Dentro das Forças Armadas também há uma área dos profissionais dessa área, que realiza concursos constantemente.

As instituições de ensino estão espalhadas por todo o país. Na região sudeste, cursos técnicos podem ser realizados em instituições como o SENAC- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Os estágios são obrigatórios no final do curso. São oferecidos mais de vinte cursos que vão desde a ênfase para atuação como cuidador de idosos a interpretação dos exames de sangue.

Para se conseguir o título de bacharel, o profissional deve fazer a faculdade que dura em média quatro anos. Ao final poderá fazer outros cursos que poderão direcionar a área de atuação.

Após a faculdade, a área de pesquisa também pode ser uma oportunidade para o profissional de enfermagem.

Ana Carolina Haddad



Artigos Relacionados

Deixar um Comentário