Belém / PA – empregos, economia, ramos de atividade e agências de emprego



O estado do Pará é o 9o mais populoso do país, segundo dados divulgados esse ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com uma população de aproximadamente 7 milhões e meio de habitantes espalhados em seus municípios.

A capital Belém concentra o maior número de habitantes por município: 1.436.600 habitantes, seguida pelo município de Ananindeua, com 505.512 habitantes. Santarém e Marabá possuem 276.665 e 203,049 habitantes, respectivamente.



Por outro lado, as cidades menos populosas do estado são Itaubal, que possui apenas 3.650 habitantes, seguida por Bannach (3.947) e Cutias (4.652 habitantes).

Belém é também a segunda cidade mais populosa da Região Norte e assim como toda a região guarda fortes raízes portuguesas, que podem ser vistas nos tradicionais casarões decorados com azulejos, como a indígena, presente na culinária, através de vários pratos, entre eles o famoso pato com tucupi ou o caldo de tacacá, servido nas ruas da cidade. Também faz parte da culinária local o açaí com farinha d´água e carne de búfalo.



Apesar do forte calor da capital paraense, muitas comidas são quentes e excessivamente apimentadas, com caldos típicos e com muitas frutas exóticas, desconhecidas de muitos, já que são típicas de regiões tropicais.

A capital foi fundada em 1616 e é ponto de partida para a Ilha de Marajó e incursões pela Floresta Amazônica e Rio Amazonas. A cidade é famosa por suas mangueiras seculares, pelos casarões e pelo Mercado Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina, onde se podem encontrar produtos típicos, como a cerâmica marajoara, comidas regionais e ervas medicinais.

O Círio de Nazaré é outro destaque de Belém e movimenta a cidade sempre no segundo domingo de outubro: a celebração ocorre em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, e é a maior festa cristã do país e a maior procissão católica do mundo, sendo celebrada desde 1973. A festa tem importante impacto na economia da cidade, já que traz cerca de 2 milhões de turista à cidade todos os anos, movimentando diversos setores da economia local.

Leia também:  Fiel Vigilância - Vagas de Emprego para Porteiro em São Paulo (SP)

A economia da cidade baseia-se principalmente em atividades relacionadas ao comércio, turismo e terceiro setor, no entanto, a presença de grandes estaleiros, metalúrgicas, madeireiras, empresas de pesca e beneficiamento de palmito são indicadores de forte atividade industrial no município. O turismo merece destaque: a cidade recebe anualmente milhares de turistas, dentre eles, estrangeiros que visitam os diversos pontos turísticos da cidade, como o Mercado, a Estação das Docas, o Museu de Arte Sacra, o Palacete das Onze Janelas, e ainda podem optar por um passeio de barco pelo Rio Amazonas.

A cidade é famosa por suas peculiaridades climáticas: todo fim de tarde sempre chove, e refresca a cidade. O clima é quente e úmido, com alta umidade: entre 80 a 90%. Evite viajar para a região de novembro a maio, época das chuvas intensas. E a vacina contra febre amarela deve ser tomada 15 dias antes da viagem.

Belém é uma cidade que possui alto índice de desenvolvimento humano, seu IDH é de 0,806 segundo dados de 2000 e é um dos roteiros turísticos mais procurados em todo o país.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2006, a região de integração metropolitana do município de Belém engloba, além da capital, os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, e possuía população de 2.086.908 habitantes. A população economicamente ativa (PEA) segundo dados divulgados em 2005 da Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílio (PNAD/IBGE) é de 32,6% do total de habitantes de toda a região de integração metropolitana.  A região Norte tem carência de profissionais qualificados, e sofre com o preconceito racial, segundo pesquisas realizadas pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) todo o estado do Pará não consegue ter mais pessoas empregadas porque falta especialização da mão de obra e até mesmo escolaridade por parte dos candidatos: a região tem o maior déficit entre vagas ofertadas e vagas preenchidas do país, devido a falta de qualificação profissional de sua população.

Leia também:  Trabalho na Nextel - 50 Vagas de Emprego para Vendedor - São Paulo SP

Alguns setores de destaque no estado em termos de nível de geração de emprego são os de extrativismo mineral, comércio, agropecuária e serviços.

Lista de algumas agências de emprego em Belém:

  • Plenu Recursos Humanos : possui 15 anos de experiência em seleção, contratação e recrutamento de pessoal, tanto para prestação de serviços temporários quanto para efetivos, atuando nas áreas de treinamento, terceirização, auditoria e eventos.
    Endereço: Avenida José Bonifácio, 382, São Bráz – Belém – Pará
    Telefone: (91) 3236-3307
    Site: http://www.plenu.com.br/
  • Gelre Trabalho Temporário
    Travessa Humaitá, 2599 – Marco – Belém – Pará
    Telefone: (91) 3246-2474
  • Executiva Recursos Humanos: empresa especializada em captação de profissionais, terceirização de serviços, atua também nas áreas de recrutamento e seleção de trainees, estagiários e temporários e demais serviços relacionados ao mercado de trabalho.
    Endereço: Travessa Dom Romualdo de Seixas, 1954 – Umarizal – Belém – Pará
    Telefone: (91) 3205-8000
    Site: http://www.executivarh.com.br/

Por Cris Keller

Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *