Brasília (DF) – empregos, política, oportunidades e renda per capita




A Capital Federal concentra as decisões políticas e econômicas do país: Brasília é a quarta maior cidade do país. Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2009, possui 2.606.885 habitantes e a segunda maior renda per capita do Brasil, ficando atrás apenas de Vitória (ES).

Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, recebe mais de 1 milhão de turistas todos os anos. Além do turismo, a economia da cidade sofre forte influência das inúmeras funções administrativas e do grande número de órgãos públicos presentes.


Os dois pilares da economia da cidade sempre foram a construção civil e o varejo, mas há setores também muito importantes, como a agricultura e avicultura: Brasília inclusive já exporta alimentos. Sendo uma cidade tombada, e em busca de maior desenvolvimento, a cidade começou a diversificar suas atividades: uma prova é a implantação de indústrias não poluentes, como de software e entretenimento na cidade.

Segundo dados de pesquisa do DIIESE, no ano de 2008, a população economicamente ativa do município era distribuída da seguinte forma: 50,5% dos homens e 49,5% das mulheres exerciam atividades remuneradas. A taxa de desemprego era de 13,4% para os homens e 19,8% para as mulheres. Quanto aos rendimentos médios das pessoas ocupadas, os homens recebiam R$2031,00, e as mulheres, R$1444,00.

Fontes: Wikipedia, Dieese


Por Cris Keller



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *