A maioria dos candidatos que são reprovados em processos de seleção e recrutamento não desejam saber os motivos que o levaram a tal fato. Afinal tão frustrante quanto saber da reprovação é saber o motivo dela.
A falta de retorno – feedback – da empresa também é motivo de discussão em sites de relacionamento de profissionais. Segundo Bárbara Demange – sócia-diretora da D.A. Consulting, empresa especializada em avaliação profissional – todo candidato tem o direito de saber o seu desempenho, mas nem todas as empresas dão esse retorno às pessoas.
O correto, segundo a consultora do DMRH, Thaís Lourenço, é passar um feedback sempre pontual, transparente, pois o perfil do candidato pode não ser adequado para tal empresa, mas pode se encaixar em outro empreendimento. E o mais importante para o candidato é saber receber críticas construtivas.
Rafael TOTP
Srs. Gestores,
Concordo com o exposto pela D.A Consulting é bom sabermos o porque não passamos em determinado processo, e saber qual é o perfil da vaga pretendida. Com isso ficaremos mais cientes ao entregarmos nosso curriculo e sabermos se nós também nos integraremos aquela empresa.