Dicas para Procurar Emprego – Currículo, Vestuário, Carta de Intenções



As oportunidades de carreira estão surgindo e você faz o possível para estar atento a todas as chances: mantém seu currículo atualizado, cadastra-se em agências de recrutamento, busca por empregos na internet… Contudo, um pequeno deslize é o suficiente para afastá-lo do mercado de trabalho, tão competitivo quanto uma olimpíada. Ater-se aos detalhes pode ser o diferencial entre estar dentro da empresa desejada ou do lado de fora dela, com os classificados em mãos. Seguem algumas dicas essenciais que contarão a seu favor para obter o tão esperado sucesso profissional.

Currículo – Qual foi a última vez que você deu uma atenção especial a cada palavra de seu currículo? Tenha certeza de que ele faz jus a suas qualificações e está adequado a todos os tipos de emprego que você deseja. Erros gramaticais prejudicam sua imagem e não devem estar presentes. Garanta que outras pessoas próximas vejam seu currículo. Se não for possível contratar um profissional especializado para lhe ajudar na configuração de seu CV, distribua-o aos amigos e parentes para que façam o papel de chefe e assegurem de que todos os dados necessários estão presentes e apresentados da melhor maneira possível. Tenha sempre algumas cópias de seu currículo consigo; assim você estará pronto para entregá-lo quando as oportunidades surgirem.



Referências – Se você ainda não entrou em contato com suas referências, ligue ou escreva um e-mail notificando-os que está à procura de emprego e citou-os como para dar as indicações necessárias. Isso ajuda a expandir seus contatos. Certifique-se de que ainda estão trabalhando no mesmo local.

Carta de Intenções ou Carta de Motivações – Pode ser adicionada a seu currículo, explicitando seu interesse e suas qualificações para o cargo pretendido. Precisa ser exclusiva, ou seja, elabore uma carta diferente para cada emprego para o qual está se candidatando.

Leia também:  Nube realiza Curso Gratuito sobre Mercado de Trabalho e Processos Seletivos


Vestuário – Assegure-se de estar vestindo roupas adequadas no momento de sua entrevista de emprego. Deixe extravagâncias como piercings, maquiagem pesada, roupas curtas/justas e perfumes marcantes para os momentos de lazer.

Retorno – É comum demorar para receber o retorno sobre uma entrevista. Sem ser inconveniente, tome a iniciativa de ligar após uma semana para saber notícias do posicionamento da empresa. Após a entrevista, pode-se também escrever um e-mail de agradecimento pela atenção e oportunidade.

Finalmente, tenha consciência de que a caça ao emprego dos sonhos exige paciência e positividade.    Nem sempre os tempos são propícios e até mesmo excelentes candidatos (como você) estão no mesmo barco. Persistência, determinação e constante atualização trarão a você a carreira desejada, no tempo certo.

Caroline Chaves

Fonte: The New York Times Online

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *