Demissão – Direitos do Empregado



Quando a demissão chega, muita gente não tem a menor ideia do que tem direito a receber da empresa. Quando a pessoa que pede demissão, e tem menos de um ano de empresa, ela tem direito de receber os dias trabalhados e o valor proporcional do 13º salário e das férias.

Agora se ela pedir demissão após um ano de trabalho, ela terá direito saldo salarial, 13º salário e férias proporcionais e 1/3 das férias vencidas (caso o funcionário possua) .



Quem é demitido recebe os mesmos direitos de quem pede demissão, mais indenização de 40% do valor depositado no FGTS, aviso prévio e seguro desemprego (dependendo do caso). Ele ainda pode sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Fonte: InfoMoney



Por Fernanda Peixoto

Leia também:  Dicas para ser um Bom Chefe

Outros Conteúdos Interessantes

4 Comments

  1. Trabalhei oito meses em uma empresa, esta por sua vez demitiu seus funcionários porque o seu contrato terminou com a contratante, fomos contratados por esta empresa para quem prestávamos o serviço, porém fui dispensado em dois meses, gostaria de saber se posso receber o seguro desemprego.

    Obrigado,

    Heraldo

  2. Mas e quando você está trabalhando em uma empresa e esta vai mudar de endereço e quando muda, faz mudança de CNPJ e “demite” o funcionário para depois readmiti-lo, pagando todos os direitos acima, inclusive os %40, mas pedindo para devolvê-lo…isso é justo? Tem como recorrer a isso?
    Obrigado!

  3. Bom dia, a toda equipe do Vaga Emprego!
    Me surpreendi com estas informações e gostaria de saber, o que é necessário para eu sacar o FGTS, pois eu trabalhei quase seis anos numa empresa e, como pedi demissão, não tive direito nem ao seguro desemprego e nem ao FGTS.
    Fui até à Caixa Econômica Federal e, me disseram que só poderei sacá-lo em caso de doença grave ou quando eu me aposentar.
    Por isso, se puderem, por gentileza, me fornecer mais esta informação, ou um contato para que eu possa obtê-la, ficarei muita grata.
    Obrigada!

  4. Parabéns a VAGAEMPREGO por esta iniciativa de orientar aos candidatos com dicas mais que importantes! Pois muitos de nós, realmente não temos conhecimento total ou quase nenhum de quais direitos possuímos! Se todos tivessem esta preocupação; tenho certeza que não haveria insatisfações e tão pouco se faria necessário causas trabalhistas! Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *