Brasil – Taxa de Desemprego – Queda em Outubro de 2010





Uma das prioridades do Ministro Guido Mantega, que permanecerá na pasta da Fazenda, a geração de empregos no Brasil, vem até o momento mantendo um bom desempenho no cenário aquecido da economia brasileira. Segundo dados do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) em Outubro foram criados 223 mil novos postos de trabalho. Com a taxa de desemprego ficando neste mês em 10,8%. Já pela apuração do IBGE a taxa de desemprego foi registrada em 6,1% em Outubro. Esta foi a menor taxa registrada desde o inicio da medição histórica realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que começou em 2002. O rendimento médio do assalariado atingiu R$ 1.515,40 e na comparação com Outubro de 2009 o aumento atingido nos salários foi de 6,5%.

Este realmente é um bom desempenho na geração de empregos, que será tomada como prioridade do novo governo. Mas esta geração vai requerer políticas especificas para conciliar este aumento de número de postos de trabalho com carteira assinada com medidas que possam controlar a inflação. Medidas que talvez restrinjam  o consumo, o que, no entanto é o que mantém o aquecimento da economia brasileira.


Serão necessários mais investimentos que precisarão de outras medidas de apoio como revisão da carga tributária e juros elevados, para que a economia se mantenha em crescimento sustentável. E isto vai gerar os empregos que o governo quer e o Brasil precisa.

Por Mauro Câmara

Fonte: G1




Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *